sábado, 29 de junho de 2013

ALTAMIRA REÚNE 3 MIL EM PROTESTO BATIZADO DE “DIREITOS JÁ”

Mais de 3 mil pessoas participaram na tarde de quinta-feira (27) do ato “Direitos Já”, na cidade de Altamira, Pará. A ação, inspirada pelas grandes mobilizações que tomam conta do país, cobra os direitos da população frente às injustiças cometidas com a construção da barragem de Belo Monte, em especial o cumprimento das chamadas “condicionantes”.


As condicionantes são medidas mitigadoras de impactos que a Norte Energia, dona do empreendimento, é obrigada a cumprir, mas que estão com o cronograma atrasado em relação às obras da barragem. Exemplo de atraso nas condicionantes é um hospital que deveria ter sido construído há mais de um ano em Altamira e o reassentamento urbano – que ainda não se iniciou.


A ação foi construída pela iniciativa de entidades como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude, a Pastoral da Juventude, a União da Juventude Socialista (UJS), Sindicato dos Professores e Xingu Vivo, além de estudantes universitários e secundaristas. A concentração teve início na concha acústica, na orla do rio Xingu, e seguiu pela cidade até a sede da Aciapa, onde integrantes do Governo Federal receberam a pauta de reivindicações. Os manifestantes exigem uma audiência pública popular e a instalação de uma Comissão Popular de Participação e Fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário