quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Moradores de Anapú fecham Transamazônica em protesto a falta de energia

Cerca de 1.200 pessoas participaram do protesto em Anapú,  A revolta dos moradores é devida a frequente falta energia elétrica no município. Cansados de esperar repostas da Celpa, empresa responsável pela distribuição de energia, eles fecharam durante esta quarta-feira (22) a rodovia Transamazônica. Uma fila de carros de aproximadamente cinco quilômetros se formou ao longo da estrada. Os manifestantes colocaram fogo em Pneus e madeira na cabeceira da ponte sobre o rio Anapú, impedindo a passagem. Também as pessoas ameaçavam colocar fogo em uma das torres do linhão da Eletronorte, caso a diretoria da Celpa não desse uma resposta positiva para eles.
Manifestos iguais já aconteceram anteriormente, mas sem resposta por parte da Centrais Elétricas do Pará. “Eu já nem sei mais quanto dinheiro perdi por causa dessa falta de energia. Aqui é toda semana. O negócio está feio por aqui”, disse seu Antônio de Jesus, proprietário de uma sorveteria na cidade.  A costureira Ana Beatriz também reclama da situação. Segundo ela, a falta de energia bem na véspera de natal faz com que perca dinheiro e a paciência. “Eu acho que essas autoridades não sabem do que a gente precisa. Não estamos pedindo favor, pagamos pelo serviço”, disse ela.
De acordo com João Cerqueira, gerente de perdas e apoio da Celpa, a falta de energia em Anapú foi motivada pela queda de dois postes no trecho entre Belo Monte e o município. O vendaval que caiu na terça-feira passada derrubou os postes motivando a interrupção. Ele também afirmou que os velhos postes de madeira, colocados ás margens da estrada há cerca de 15 anos estão apodrecendo e com isso não suportam grandes temporais. Mas garantiu que a empresa já está providenciando a troca de todos estes postes.
Os postes danificados foram substituídos e após 30 horas de escuridão, houve o restabelecimento da energia para a região atingida. Coincidência ou não, o problema aconteceu exatamente no dia em que a regional de Altamira recebia o premio desempenho operacional dado as regionais que se destacam no atendimento aos consumidores.
Abaixo imagems do protesto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário