sábado, 19 de janeiro de 2013

GOVERNO DESTINARÁ RECURSOS PARA AÇÕES NOS MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS CHUVAS


O coronel José Augusto Almeida informou que em 2012
 23 municípios foram afetados pelas chuvas, porém
nenhuma cidade ficou em situação de emergência
O Pará é um dos estados da região amazônica mais afetados pelas fortes chuvas do chamado inverno amazônico, que atinge a região principalmente entre os meses de dezembro e junho. Para garantir suporte aos municípios atingidos por enchentes, alagamentos e enxurradas, a Defesa Civil do Estado do Pará realizou reunião com órgãos da esfera federal, estadual e municipal, para debater as ações do Plano de Contingência 2013, que será adotado em situações de desastres naturais. Segundo o plano, apresentado naquinta-feira, 17, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado deve destinar mais de R$ 13 milhões para ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução de municípios, caso se concretizem danos impactantes.

O Plano de Contingência foi desenvolvido com base nos
anos anteriores quando, em média, 34 mil famílias, em
30 cidades do Pará, foram afetadas pelas chuvas
Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, coronel José Almeida, o plano contempla, neste primeiro momento, a fase de preparação. O plano prevê, ainda, o armazenamento de kits humanitários com alimentos e medicamentos, construção de abrigos e aquisição de equipamentos utilizados pelos municípios do interior em caso de chuvas acima da média ou cheia dos rios.

Além disso, algumas secretarias estaduais já iniciaram ações com o objetivo de dar suporte ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil nessa época do ano. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), por exemplo, renovou o estoque de vacinas contra doenças típicas do período de chuvas, como a dengue, malária e leptospirose.A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) colocou em funcionamento a "Sala de Situação", acordo firmado entre a Sema e a Agência Nacional de Águas (ANA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário