sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MAIOR USINA '100% BRASIL', TUCURUÍ PODE AMPLIAR CAPACIDADE


Hidrelétrica de Tucuruí é a maior usina 100% nacional em geração de energia
Com ampliação, a capacidade total pode chegar perto de 11.000 MW, quase igualando a potência da hidrelétrica de Belo Monte.

Maior usina localizada 100% em território brasileiro, a hidrelétrica de Tucuruí realiza estudos para expandir sua capacidade pela terceira vez.

A construção de uma terceira casa de força permitirá acréscimo de 2.000 MW a 2.500 MW na potência instalada da usina, que atualmente é de 8.370 MW --suficiente para abastecer 16,7 milhões de pessoas, ou quase a região metropolitana de São Paulo, de 19 milhões de habitantes.

Após começar a gerar energia em 1984, a hidrelétrica já soma quase 30 anos de funcionamento. A expansão mais recente, de 2008, dobrou a sua capacidade.

Com a terceira fase, a capacidade total pode chegar perto de 11.000 MW, quase igualando a potência da hidrelétrica de Belo Monte (11.200 MW), em construção e que deve se tornar a maior brasileira e a terceira maior do mundo. Itaipu tem uma parte brasileira e outra paraguaia.

A expansão é possível porque existe uma quantidade de água em seu reservatório que é dispensada sem gerar energia. Isso ocorre no período do chamado "inverno amazônico" (dezembro a maio), quando chove muito e o lago fica mais cheio.

A idéia do aumento da potência é justamente aproveitar essa água desperdiçada por meio de uma nova casa de força que gere energia nesse período.

A energia gerada pela usina de Tucuruí vai para o Sistema Interligado Nacional e pode abastecer qualquer região do país.

PROJETO: Estudos avaliam agora o melhor local para a instalação da nova casa de força.

A previsão da Eletronorte, empresa estatal responsável por Tucuruí, é concluir neste ano o projeto da expansão e começar a traçar um cronograma para colocá-lo em prática. Ainda não há prazo para início das obras. O custo estimado para o empreendimento é de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões.

A Eletronorte afirma que não haverá impacto ambiental porque será usada a estrutura já existente da usina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário