terça-feira, 5 de junho de 2012

SECRETÁRIO DE SAÚDE VISITA HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE DE ALTAMIRA

O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, visitou nesta segunda-feira (4) a Unidade de Pronto Atendimento e os hospitais Municipal São Rafael e Regional em Altamira, Helio Franco ainda reuniu-se com o diretor, agentes de endemias, técnicos e enfermeiros do 10º Centro Regional de Saúde. Também estiveram presentes a prefeita Odileida Sampaio e o secretário de Saúde de Altamira, Edvan Duarte.

Helio Franco ouviu cada um sobre as demandas, as dificuldades e as ações em conjunto com os municípios que abrangem o Centro. Ele ressaltou que o envolvimento dos gestores e técnicos de saúde é primordial para garantir o fortalecimento da Atenção Básica, que pode garantir uma boa saúde à população quando bem trabalhado. “Temos que convencer todos os profissionais da aérea que a responsabilidade é de todos”, disse.
O secretário também conheceu a instalações da futura Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá os municípios assistidos pelo 10º Centro. A inauguração da Central está prevista para o próximo mês. Segundo o diretor da Regional de Saúde, Romel Amoedo, o novo serviço será essencial para direcionar adequadamente o paciente para o hospital ou unidade de referência.

Durante a visita, Helio Franco lembrou do compromisso que a Norte Energia assumiu com a Sespa e Secretaria Municipal de Altamira para financiar as reformas e construção de unidades hospitalares no município, que está com os serviços de saúde cada vez mais sobrecarregados em decorrência da construção da usina de Belo Monte.
O consórcio ficou responsável pela reforma do Hospital Municipal São Rafael, que será transformado em uma Unidade de Referência Regional Materno-Infantil na Transamazônica, com os 70 leitos existentes. A empresa ainda se comprometeu com a reforma e aquisição de equipamentos e insumos para a Unidade de Pronto Atendimento localizada no bairro Mutirão, com ampliação de mais 50 leitos, além da construção de um Hospital Geral de média e alta complexidade com capacidade para mais 50 leitos.

De acordo com Helio Franco o munícipio precisa estar preparado para garantir atendimento de saúde, principalmente pela grande demanda que atualmente o sistema se encontra. “Toda a estrutura é necessária para garantir melhora e efetividade nos serviços”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário