quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

BASE DE OPERAÇÃO DO IBAMA SERÁ INSTALADA EM ANAPU


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagra operação nacional "Onda Verde" em seis locais estratégicos com riscos de desmatamento ilegal na Amazônia, dois pontos estão no Pará, mais especificamente na Transamazônica e na BR 163(Cuiabá-Santarém), Agentes da Força Nacional e a tecnologia irão auxiliar nos trabalhos da operação.

O chefe da operação de fiscalização da gerência do IBAMA em Santarém, André Gustavo, em entrevista ao jornalista Cirineu Santos de Uruará disse que estará executando determinação do Governo Federal no sentido de estancar o desmatamento na região, coibir o roubo de madeira de terras da União e outras ações ilegais que estão acontecendo na região, André Gustavo também informou que a operação na região da Transamazônica vai ter duas frentes de trabalho: uma com base em Anapu e a outra em Uruará.

A operação "Onda Verde" não tem prazo para terminar e contará com cerca de 30 servidores de outros estados. Aeronaves e máquinas serão utilizadas para dar apoio às apreensões. Os dados de satélites de maior abrangência às áreas de desmatamento também serão utilizados.

O instituto aposta na tecnologia para facilitar as operações, uma novidade a ser utilizada pelos agentes ambientais serão os chamados PDAs, uma ferramenta móvel que funcionam como computadores de mão que segundo o governo o equipamento demarcará as coordenadas exatas onde as irregularidades forem constatadas, emitindo de forma imediata o auto de infração ao proprietário da área flagrada. A inovação tecnológica deve eliminar os erros de coordenadas, a possível corrupção do fiscal e tornar mais eficiente e transparente o serviço, aposta o Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário