quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

HOMENAGEM MARCA 8 ANOS DA MORTE DE IRMÃ DOROTHY EM ANAPU

Uma missa foi celebrada ontem terça-feira (12) pelo bispo da prelazia do Xingu Dom Ervin Krautler, em memória de irmã Dorothy Stang, assassinada em fevereiro de 2005 em Anapu, aos 73 anos de idade, a missa aconteceu no Centro de Formação São Rafael, as margens do Rio Anapu onde Irmã Dorothy desenvolvia um projeto de educação ambiental, local onde o corpo da missionária esta sepultado.

Participaram da missa e prestaram homenagem pela passagem do 8º ano de sua morte, as irmãs da congregação Notre Dame de Namur, da qual irmã Dorothy fazia parte, familiares da missionária residentes nos Estados Unidos, integrantes da comissão pastoral da terra (CPT) o presidente da câmara de vereadores de Anapu Romero Batista de Medeiros, agricultores e moradores do município e região.

Dorothy Stang era uma liderança popular e atuava junto à Comissão Pastoral da Terra (CPT) em defesa dos projetos de democratização da terra. Sua morte ganhou repercussão nacional e internacional. O episódio deixou evidentes as conseqüências da estrutura fundiária no Brasil e a omissão do Estado. No cenário dos conflitos agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros homens, mulheres e crianças que morreram e ainda morrem sem ter seus direitos respeitados. oito anos após seu assassinato, Dorothy Stang continua viva, símbolo de luta e resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário