sábado, 14 de dezembro de 2013

EMATER ORIENTA AGRICULTORAS DE ANAPU SOBRE AVICULTURA

Vinte e sete mulheres agricultoras familiares da comunidade Cebola, no Projeto de Assentamento Pilão Poente III, em Anapu, participaram na manhã de sexta-feira, 13, de uma palestra sobre criação de galinha caipira orgânica que foi promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O objetivo da ação é mostrar a cadeia produtiva da atividade. 

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Eduardo Souza, a palestra – que foi realizada de 8h às 12h, na sede da Associação dos Produtores Rurais - as agricultoras tiveram informações sobre a criação de pequenas aves, desde a infra-estrutura até a comercialização. Como diferencial a criação de galinha caipira será com métodos naturais, sem a utilização de remédios industrializados. “Se a ave apresentar um problema na garganta, vamos fazer o tratamento com limão, por exemplo”, explica. a palestra foi proferida pelos técnicos da empresa, Élcio Barros, médico veterinário e José Edinaldo Gomes, técnico agrícola. 

Numa segunda etapa, prevista para janeiro do próximo ano, serão implantadas três Unidades de Observação (UO) de avicultura na comunidade. A implantação também atenderá ao conceito agroecológico com a utilização de materiais encontrados na natureza e recicláveis. “As unidades serão feitas com bambu e palha de babaçu. As bandejas de ração e água serão feitas com garrafas pet”, diz Souza. 

A avicultura está sendo introduzida na comunidade como forma alternativa de renda. No local vivem cerca de 120 famílias que vivem principalmente da cacauicultura, seguida da pecuária de leite e do cultivo de arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário