segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

NORTE ENERGIA CONSTRÓI LABORATÓRIOS NA UFPA PARA ESTUDOS DE PEIXES DO RIO XINGU

Resgate de peixes na ensecadeira do sitio Pimental
Participação dos acadêmicos ampliará os resultados dos projetos do PBA, além de contribuir para o desenvolvimento científico da região

A Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, mediante o desenvolvimento das atividades socioambientais trará mais conhecimento científico para a região do Xingu. Com o objetivo de aprimorar os estudos dos peixes da região, a empresa firmou uma parceria com a Universidade Federal do Pará, que ganhará em seu campus de Altamira dois laboratórios, sendo um de aquicultura de peixes ornamentais e o outro para auxiliar na identificação das espécies de peixes da região.

O espaço físico do laboratório de aquicultura ficará pronto no primeiro semestre de 2014 e o laboratório de identificação de peixes tem previsão do início de funcionamento para fevereiro de 2014. No entanto, para adiantar o processo, os estudos com os peixes do rio Xingu já estão sendo realizados no Centro Estudos Ambientais – CEA da Norte Energia, estrutura às margens do rio Xingu, construída próxima ao canteiro Pimental, em Vitória do Xingu, para dar suporte aos projetos ambientais.

Visando facilitar a operacionalidade, o laboratório de aquicultura ficará localizado próximo ao rio, devido a grande quantidade de água necessária para abastecer os aquários e tanques. O prédio que alojará o Laboratório de Aquicultura e Peixes Ornamentais na UFPA terá uma área de aproximadamente 780 m2, com estruturas como sala de aquários (com espécies participando dos experimentos de reprodução, alimentação, ambientação, luminosidade, entre outros), sala de tanques e caixas e laboratório para biometria e outros procedimentos. Já o laboratório de identificação de peixes localiza-se no campus novo da UFPA em Altamira e possui uma área de aproximadamente 480 m2 com salas para armazenagem de material, laboratórios de identificação e estudos de peixes, sala de aulas e de reuniões, bem como locais para alojar professores de outras instituições.

“É mais uma possibilidade que teremos para estudar as espécies do rio Xingu. Esse espaço é uma forma de aproveitar os esforços da Norte Energia na execução dos Projetos Básicos Ambientais e ampliar os resultados dos estudos em desenvolvimento”, explica o gerente de Gestão Ambiental da Norte Energia, Antônio Neto.

Ainda segundo o gerente, além de dotar a UFPA de estruturas apropriadas para o desenvolvimento dos estudos técnico-científicos sobre a fauna de peixes do rio Xingu, a participação de docentes e discentes nas atividades é uma forma de ampliar os resultados dos projetos do PBA e também auxiliar no desenvolvimento científico da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário