terça-feira, 28 de janeiro de 2014

NORTE ENERGIA CONCLUI RELOCAÇÃO DE CEMITÉRIOS SITUADO NAS ÁREAS INTERFERIDAS PELOS RESERVATÓRIOS DA USINA HIDRELÉTRICA BELO MONTE

A Norte Energia promoveu uma cerimônia religiosa para as famílias beneficiadas pelo Projeto de Relocação de Cemitérios localizados na zona rural dos municípios de Altamira e Vitória do Xingu, na área de influência da UHE Belo Monte. A celebração concluiu a relocação para o novo campo santo, o Cemitério Municipal São Sebastião, localizado no Km 4 da BR-230, a Transamazônica, e foi conduzida pelo Padre Miguel, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

O projeto iniciou em outubro de 2011 com a finalidade de remover adequadamente os restos mortais sepultados em cemitérios irregulares, situado nas áreas rurais interferidas pelos reservatórios da Usina Hidrelétrica Belo Monte no Xingu demais estruturas do empreendimento. Nos 43 cemitérios identificados, a maioria das sepulturas já não apresentava nenhum vestígio de restos mortais. Do total, foram exumadas nove sepulturas, sendo os restos mortais encaminhados para o novo cemitério.

A agricultora Teodora Sousa Moreira, 79 anos, não escondeu a emoção ao falar do sobrinho Renato Martins, falecido em setembro de 1996, cujos restos mortais foram realocados para o cemitério de Altamira. “Estou feliz em poder ter um local para homenagear o meu sobrinho da maneira que ele merece”, comenta.

O sacerdote responsável pela celebração ressaltou a importância de se manter viva na memória dos entes que partiram. “Esse é um momento de reflexão e busca pelo passado e pela memória daqueles que nos deixaram e que hoje possuem um local digno para descasar”, comentou.

Segundo a superintendente do Meio Socioeconômico da Norte Energia, Paulo Sergio Costa, o projeto foi muito mais do que uma simples liberação de área. “O Projeto de Relocação de Cemitérios, confere legalidade para uma situação que estava irregular perante a Lei e o que é mais importante, demonstra respeito para com as famílias, que tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo e agora tem um local para lembrar e orar pelos seus entes queridos.”, diz ele.

O trabalho de relocação dos cemitérios foi acompanhado de perto pela agente de fiscalização de vigilância sanitária de Altamira, Islene Januário, que parabeniza a empresa pelo trabalho realizado junto às famílias da zona rural. A cerimônia religiosa ocorreu na ultima quinta-feira, 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário