quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PAPA FRANCISCO DÁ PRIMEIRO PASSO PARA BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ SERAFINA DE ALTAMIRA

Irmã Serafina (Noeme) Cinque, foi reconhecida pelo Papa Francisco pelas suas virtudes heróicas, na segunda-feira (27), em reunião no Vaticano, com o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, foram promulgados diversos decretos, entre eles o de Irmã Serafina, conhecida como ‘Anjo da Transamazônica’.

Em 1971 Irmã Serafina foi enviada a Altamira, sede da Prelazia do Xingu, onde viu o drama da miséria causada pela abertura da Rodovia Transamazônica, quando o hospital da cidade não dava conta de receber as gestantes e os enfermos vitimados pelas conseqüências da abertura da Estrada. Em sua caridade heróica, começou então a acolher as gestantes e os doentes que ficavam nas ruas, em abrigos provisórios, como por exemplo, a sede do Incra.

Em uma batalha feita de lágrimas, oração e fadigas, não recusava ninguém que precisasse de ajuda. O Bispo Dom Eurico Krautler (tio de dom Erwin Krautler) a apoiou, e conseguiu auxílio na Alemanha e na Áustria para que o Padre Frederico Tschol, da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, e vigário geral, pudesse construir a Casa Divina Providência (foto abaixo) no bairro da Brasília, em terreno da Prelazia, periferia de Altamira, a qual foi inaugurada a 13 de maio de 1984, para receber as gestantes e seus bebês. Pouco depois fundou um anexo para os doentes chamado Refugio São Gaspar – nome do fundador dos Missionários do PP. Sangue, dentro do terreno da Divina Providencia. O terceiro Bispo de Altamira, Dom Erwin Krautler, tornou-se também um incentivador de sua obra. O nome “Divina Providência” vem da confiança que Ir. Serafina tinha: de que Deus não a abandonaria em luta tão grande para socorrer os desvalidos, o que a levava a usar muitas vezes a sua frase preferida: “Como Deus É Bom !”
Os equipamentos da casa, contudo, e a alimentação das gestantes e doentes ficou a cargo de Irmã Serafina que continuou a esmolar, com a ajuda de auxiliares dedicados, tanto em Altamira como pelas nascentes agrovilas e travessões, indo de caminhão, em quilômetros distantes, na poeira e na lama da Transamazônica, em um exercício constante de fé e humildade, chegando a recolher sobras de supermercados para fazer a sopa das gestantes e dos doentes. 

A vice-postuladora da causa de beatificação da religiosa, Irmã Marília Menezes, da mesma ordem de Irmã Serafina, cuida da documentação e divulgação do testemunho da religiosa há mais de 15 anos. Andou por diversos lugares na Amazônia onde Irmã Serafina trabalhou, ajudou a coletar cerca de 300 documentos e 52 testemunhos de pessoas que conheceram a religiosa, e escreveu quatro livros apresentando a missão pastoral e uma biografia detalhada, que reforçam as virtudes evangélicas do 'Anjo da Transamazônia', além de um livro de história em quadrinhos.  Com esse decreto, a Igreja e os fiéis devotos de Irmã Serafina poderão chamá-la de Venerável, e aguardar um milagre, devidamente comprovado, para que possa ser considerada beata, ficando a um passo da santidade. 

Irmã Serafina nasceu no interior do Amazonas no dia 31 de janeiro de 1913, sendo a segunda de 12 irmãos e irmãs.filha de Vicente Cinque e Sarah Cinque, nascidos em Salerno, sul da Itália, e vindos para o Brasil em 1906. O pai se tornou um rico seringalista. Com a queda da borracha, dedicou-se ao plantio e envio de cacau para o sul do Brasil, e exterior, com muito sucesso. Irmã Ir. Serafina faleceu de câncer em 21 de outubro de 1988, em Manaus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário