quinta-feira, 7 de julho de 2011

SINDICALISTA SANTARENA SOFRE AMEAÇAS DE MORTE

Sindicalista santarena sofre ameaças de morte
Ivete Bastos
"Eu perdi parte da minha liberdade' diz Ivete.
Depois de várias mortes de ativistas ambientais e trabalhadores rurais na região norte, a justiça ordenou a proteção policial de 131 pessoas consideradas ameaçadas.

A escolha das pessoas foi realizada a partir de dados fornecidos pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) ligada à igreja católica, e por meio de movimentos de trabalhadores rurais com registros da ouvidoria agrária nacional e da secretaria de direitos humanos.

No baixo Amazonas três pessoas integram a lista dos protegidos por lei.
A ex-presidente dos trabalhadores rurais de Santarém, Ivete Bastos é sindicalista há muitos anos e por isso, compõe a lista de ameaçados. Há quatro anos ela vive sob proteção policial 24 horas, mas não deixa de lutar pelas causas ambientais e pela garantia dos direitos dos trabalhadores rurais.

“Eu perdi parte de minha liberdade, eu até determinado momento eu acabei dizendo não, que não queria, eu não aceitava a proteção policial, mas depois chega num momento que eu descobri que eu estava realmente passando sério risco de vida. Chegaram até a me mandar um recado que minha morte não seria uma morte rápida, seria uma morte lenta. A partir desse momento que eu passo a ter regras pra viver, pra limitar minha família ou a presença da minha família próxima de mim, então não tem como a gente possa se sentir um ser humano normal.” Conta a sindicalista.
Estado do Tapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário