sexta-feira, 15 de novembro de 2013

BELO SUN ESPERA APROVAÇÃO PARA EXPLORAR MINA DE OURO NO XINGU

Morador observa equipamento de exploração mineral (sonda) operado 
pela Belo Sun, próximo da margem do rio Xingu.
A canadense Belo Sun está segura de que obterá a aprovação de seu projeto de exploração de ouro nas margens do rio Xingu, ao lado da área onde é construída a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Na próxima segunda-feira, membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) do Pará devem votar pela liberação ou não da licença prévia ambiental do empreendimento. A decisão do Coema é etapa necessária para que o projeto da Belo Sun consiga sua licença prévia.

Apesar do posicionamento contrário ao empreendimento assumido por dois promotores do Ministério Público Estadual (MPE), a empresa está certa de que obterá a maioria de votos favoráveis ao projeto. Ao todo, o Coema conta com 12 membros.

A evidência de que a empresa já conta com a aprovação do Coema consta de uma carta encaminhada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na última terça-feira. No documento, a empresa pede à Sema que, independentemente das objeções feitas pelo Ministério Público Estadual, dê andamento à audiência, para que todos os membros apresentem os seus votos no próximo dia 18. A empresa chega a sinalizar ainda que, mesmo que a Sema venha a aceitar um pedido de vistas feito pelo MPE – o que retardaria o processo – que dê possibilidade de os membros do Coema apresentarem seus votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário