sexta-feira, 15 de novembro de 2013

POLÍCIA FEDERAL PRENDE QUATRO COREANOS ROUBANDO AMOSTRAS DE PLANTAS NO XINGU

Os coreanos estavam na região a mando de uma empresa americana de cosméticos 

Quatro coreanos foram presos pela Polícia Federal no início da noite de segunda-feira na região do Xingu, em Mato Grosso. Eles estavam retirando amostras de plantas da região para exportarem para os Estados Unidos. O caso é considerado biopirataria, que consiste na exploração, manipulação, exportação ou comercialização internacional de recursos biológicos.

A ação da Polícia Federal foi desencadeada através de denúncia que chegaram até a delegacia de Barra do Garças. Acionados, agentes federais foram até a região do Xingu onde prenderam os coreanos com várias amostras de plantas.

Segundo a PF os quatro coreanos – três homens e uma mulher – estão no Brasil desde outubro e teriam sido contratos por uma empresa americana, sem autorização da União pra retirar amostras de plantas destinadas a área de cosméticos.

A Polícia não informou em que local os coreanos foram presos, mas informações extra oficiais apontam que tem mais gente envolvida no caso.Nos últimos anos, graças ao avanço da biotecnologia e à facilidade de se registrar marcas e patentes em âmbito internacional, as possibilidades de tal exploração se multiplicaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário