quinta-feira, 17 de março de 2011

BELO MONTE - DEPUTADOS VISITAM PARÁ PARA OUVIR RIBEIRINHOS


Dep. Fed. Arnaldo Jordy (PPS-PA)

Um grupo de deputados federais, integrantes da Comissão de Direitos Humanos, visitará o Pará para ouvir as populações residentes em áreas onde será instalada a Hidrelétrica de Belo Monte. O requerimento, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) e aprovado nesta quarta-feira (16), resultará na realização de uma audiência para tomar conhecimento da situação destes ribeirinhos, muitos deles indígenas, que consideram enormes os impactos ambientais por causa do empreendimento.

O deputado propõe um encontro conjunto com Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comissão de Justiça e Paz, além de representantes do governo federal e estadual.

Com a redução da vazão de um dos trechos do Rio Xingu haverá o deslocamento obrigatório das famílias que ali vivem há décadas. Nesta área vivem os Arara, Juruna, Xikrin, entre outros.

Belo Monte é a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vem sendo alvo de seguidos embates entre aqueles que não querem a usina e os que defendem a obra. A polêmica aumentou depois que foi concedida, em fevereiro de 2010, a licença prévia ambiental para sua construção.

A audiência está prevista para ocorrer em abril, ainda sem data definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário