sexta-feira, 4 de março de 2011

NÍVEL DOS RIOS SOBE CERCA DE 10 METROS NO PARÁ; MARABÁ TEM 2.000 DESABRIGADOS

Marabá

Seis cidades do Pará estão sendo monitoradas pela Defesa Civil por causa da subida dos rios que cruzam os municípios do Estado. A situação de Marabá é considerada a mais grave e já obrigou mais de 2.000 pessoas a deixarem suas casas. A prefeitura do município decretou estado de emergência nesta sexta-feira (4).
Além de Marabá, o sudeste paraense tem a cidade de Tucuruí em observação constante. Já no sudoeste do Estado, estão sendo monitoradas as cidades de Altamira, Itaituba e Parauapebas, enquanto no Baixo Amazonas é Santarém que preocupa.
No último balanço divulgado pela Defesa Civil, hoje de manhã, o nível do Tocantins, em Marabá estava com 11,74 metros acima do nível normal e a tendência era que chegasse a 12 metros –ou até 15– caso as chuvas se intensifiquem na cabeceira do rio. A situação é considerada preocupante pela Defesa Civil quando o aumento alcança a marca de 10 metros.
O rio Xingu, em Altamira, estava com 7,2 metros acima do normal e a previsão é que a situação de quem mora próximo se agrave com a subida do rio a até 10,4 metros. Em Parauapebas, a marca de 9,53 metros do rio de mesmo nome é considerada crítica, com maiores riscos de alagamentos.
Por enquanto, apenas Marabá decretou estado de emergência, por recomendação da Defesa Civil. O órgão já havia alertado os municípios, em janeiro deste ano, sobre as cheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário