sexta-feira, 11 de março de 2011

ALTAMIRA COMEÇA A VIVER NOVO TEMPO COM CONSTRUÇÃO DE USINA



O início dos trabalhos no canteiro de obras da usina de Belo Monte, que aconteceu na segunda-feira, 7, marcou também o começo de um novo tempo para a cidade de Altamira, principal pólo urbano da região de influência daquela que será a maior hidrelétrica brasileira. A cidade já está mais movimentada e a economia começa a melhorar, mas as grandes mudanças virão com as medidas compensatórias e obras que vão preparar a cidade para esta nova realidade.

Entre as principais estão as obras de saneamento básico. Altamira hoje não conta com nenhum metro de rede de esgoto e deverá ser a primeira cidade paraense com 100% de saneamento, com mais de 260 quilômetros de rede instalada. Além disso, as áreas dos igarapés que hoje cortam a cidade serão revitalizadas. Estas áreas são habitadas por milhares de famílias que moram em palafitas, em condições insalubres e expostas aos mais diversos tipos de risco, desde alagamento até a invasão de animais peçonhentos em suas casas.

De acordo com o que determina os Estudos de Impactos Ambientais (Eia) do empreendimento, estas áreas serão totalmente revitalizadas, as famílias serão transferidas para um bairro com infraestrutura completa e casas com o mínimo de 60 metros quadrados. As palafitas serão retiradas, assim como as fossas improvisadas. Haverá um trabalho de plantio de espécies florestais e a transformação do entorno dos igarapés em áreas de preservação protegidas, garantindo também que a qualidade da água destes igarapés seja boa, já que atualmente é contaminada por todo o tipo de bactérias.

Outra ação importante é a construção de duas avenidas ao lado do Igarapé Altamira, cortando praticamente toda a cidade, sendo que cada uma destas avenidas terá três pistas, calçadão para caminhada e ciclovias, transformando uma área que hoje é considerada de risco em um espaço valorizado e amplamente aproveitado pela população local para as mais diversas atividades. Além disso, estas obras vão garantir uma melhoria significativa no fluxo de veículos, livrando a cidade dos incômodos engarrafamentos que surgirão com o aumento do número de veículos.

Mas não é somente na área de infraestrutura que a cidade vai mudar. Os setores de serviços, comércio, indústria e outros também vão acompanhar as mudanças. Na educação, por exemplo, está prevista a instalação de novas universidades e novos cursos superiores, oferecendo maiores oportunidades para os jovens de toda a região. Cursos profissionalizantes também vão capacitar os trabalhadores, que terão melhores chances de ocupar milhares de vagas abertas no mercado de trabalho da região.

A segurança pública já começa a ser mais bem equipada. A Norte Energia, empresa dona da concessão da usina de Belo Monte, já adquiriu equipamentos e veículos que serão repassados ao setor de segurança, equipando melhor as Polícias Civil e Militar. Outra ação será a sinalização da vias públicas, que vai garantir a melhoria do trânsito. O efetivo policial também deve ser aumentado, para garantir a segurança e o acompanhamento do fluxo populacional que a região começa
Fort Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário