sexta-feira, 8 de abril de 2011

MINISTRO EDISON LOBÃO RESPONDE A PERGUNTAS DO FORT XINGU SOBRE BELO MONTE

      
Edison Lobão - Ministro de Minas e Energia
                                              
Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, respondeu a duas perguntas feitas pela coordenação de Comunicação do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu), durante o programa Bom Dia Ministro, transmitido para todo o Brasil pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Lobão falou sobre as obras compensatórias da usina hidrelétrica e sobre a eletrificação rural na região.
O FORT Xingu questionou sobre o destino das cerca de seis mil famílias que terão que ser realocadas por causa das obras da usina de Belo Monte. Estas famílias residem em áreas de risco que serão alagadas e, conforme determinado nos Estudos de Impactos Ambientais, terão que ganhar novas casas em um local próximo de onde residem atualmente. Até o momento, estas famílias não sabem para onde serão realocadas nem quando passarão a residir nas novas moradias.

O ministro garantiu que estas famílias serão realocadas para residências melhores que as que moram hoje, em condições também melhores. Segundo Edison Lobão, isso acontecerá no tempo apropriado sem, entretanto, mencionar quando isso acontecerá. “Essa realocação se dará a seu tempo e posso garantir que estes moradores serão realocados para residências melhores do que a que eles moram hoje”, disse.
Lobão explicou que toda a região será beneficiada com a construção da usina e que Altamira passará por um crescimento gigantesco com as obras de Belo Monte. Ele também garantiu que todas as compensações ambientais e sociais serão cumpridas e que o governo vai acompanhar e fiscalizar todo o processo. “Todas as providências estão sendo tomadas. O Ibama faz exigências rigorosas ao consórcio, que não avançaria na construção se não cumprisse todas estas exigências”.
Luz Para Todos
O FORT Xingu também questionou o ministro sobre a implantação do programa Luz Para Todos na região, onde milhares de pessoas ainda não possuem acesso a energia elétrica. Segundo o ministro, o programa foi desenvolvido para atender 10 milhões de pessoas, já atendeu a mais de 14 milhões e será implantado em toda a região. Lobão reconheceu que em estados muito grandes, como o Pará, o programa teve um pouco de dificuldade em sua interiorização. “Mas estas dificuldades estão sendo superadas e serão vencidas”, disse Edison Lobão.

Fort Xingu



Nenhum comentário:

Postar um comentário