quarta-feira, 25 de maio de 2011

IBAMA RESGATA ONÇA QUE VIVIA EM PACAJÁ


Agentes do Ibama resgataram, na manhã de terça-feira, 24, em uma residência situada na zona rural do município de Pacajá, uma onça que era criada em cativeiro pela filha de um agricultor. De acordo com o agente Norberto Neves, que coordena a operação ‘Parakanã’, que combate o desmatamento na região, a proprietária da casa, de prenome, Cirlene, procurou espontaneamente o Ibama para entregar o animal. Segundo a doméstica, a onça foi encontrada pela filha, de nome, Jacimara, quando ainda tinha apenas dois meses de vida, sendo que a família passou a criar o animal em um pequeno cercado. ‘Como o animal passou a gerar muita despesa, ela resolveu acionar o Ibama para recolher a onça’, disse Norberto Neves.

A bióloga Patrícia Oliveira, que acompanha a equipe do Ibama na região, disse que a onça está bem alimentada e aparenta ser dócil. A residência onde o animal estava sendo criado fica localizada na Vila Bom Jardim, vicinal 309, a 70 quilômetros de Pacajá. Segundo o agente Norberto Neves, a onça era alimentada com galinhas, porcos e outros animais. Ele ressalta que atualmente se verificou a presença de grande quantidade de onças na região de Pacajá. ‘Tivemos a informação de que um fazendeiro estaria oferecendo dois mil reais para quem matasse os animais. Felizmente, não comprovamos essa denúncia’, ressaltou Norberto.

De acordo com o Ibama, além da área de Pacajá, existem também registros de números expressivos de onças na zona rural dos municípios de Redenção e Xinguara. ‘Naquela região os fazendeiros passaram a criar muitos porcos e soltá-los no mato, para alimentar as onças e evitar que elas ataquem o rebanho’, explicou o agente Norberto Neves, ressaltando que a iniciativa é vista com bons olhos, uma vez que preserva a espécie. Ainda de acordo com ele, o Ibama busca agora um novo lar para a onça, uma fêmea que mede mais de 1,40 de comprimento. ‘Vamos tentar alojá-la em Carajás ou no museu Emílio Goeldi, em Belém, ou até mesmo em outro Estado’, disse Norberto. (O Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário