quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CACIQUE RAONI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PARIS

O cacique Raoni recebeu o título de cidadão honorário de Paris, a capital da França. Ele está no país em campanha pela suspensão das obras da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). A prefeitura de Paris informou que a escolha de Raoni foi feita baseada na atuação em defesa da Floresta Amazônica e dos povos indígenas do Brasil.

Os franceses o consideram uma espécie de símbolo de luta pelos direitos humanos, pelo desenvolvimento sustentável e pela conservação da biodiversidade. Raoni é 12º cidadão honorário de Paris.

Na capital francesa desde a semana passada, o cacique tem o apoio na campanha contra Belo Monte de atores como Marion Cotillard e Vincent Cassel, além do diretor James Cameron, do filme Avatar.

"O meu trabalho é muito sério. Estou muito, muito preocupado. Viajo um pouco por todo o lado. O Espírito já me levou ao céu e vi aquele que nos comanda a todos e nos olha", começou por explicar o chefe indígena perante dezenas de jornalistas.

"É muito belo esse reino, sem doenças. Hoje, quero dizer-vos que o Espírito me disse que é preciso ter cuidado. Hoje, as pessoas não sabem que, se destruírem a floresta, correremos todos grande perigo", declarou o cacique Raoni.

"Levantar-se-ão ventos muito fortes, haverá tremores de terra e incêndios. Foi isso que o Espírito me mostrou", explicou.

"Estou muito inquieto. É verdade que avisei toda a gente mas, companheiros, peço-vos que entendam o meu trabalho. Não queremos batalhas, queremos que todo o mundo viva em paz. Há espíritos maus e espíritos bons. Conheço uns e outros", afirmou também o chefe indígena, ao falar dos males que se abatem hoje sobre a floresta amazônica.

Ao receber o título, Raoni usava trajes indígenas. Ele pretende ficar em Paris até o próximo mês.

Na semana passada, ao chegar a Paris, ele recebeu uma lista com mais de 100 mil assinaturas em apoio ao fim das obras de Belo Monte. O abaixo-assinado foi lançado há cerca de um ano pelos responsáveis pelo site Raoni.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário