segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MADEIRA APREENDIDA PELO IBAMA PEGA FOGO EM SANTARÉM

Uma grande quantidade de madeira que foi apreendida durante fiscalizações do IBAMA e que estava depositada na sede da ASSIBAMA, em Santarém, está pegando fogo desde ontem à tarde. Os moradores do bairro do Laguinho passaram a tarde/noite e amanheceram com medo de suas casas pegarem fogo, pois o volume do fogo era muito grande e as chamas alcançavam a altura de aproximadamente 10 metros.

Segundo informações do IBAMA, são mais de 3.000 m3 de madeira que pegaram fogo. A direção do órgão federal suspeita que o incêndio tenha sido criminoso, pois há muito tempo essa madeira estava estocada na sede da ASSIBAMA e ninguém tomava providência para o destino dessas toras, que já estavam se deteriorando devido a ação do tempo e o local estava bastante seco em razão do calor em nossa região.

Os moradores do bairro do Laguinho há bastante tempo estavam pedindo providências ao IBAMA e Ministério Público Federal para que fossem retiradas as toras de madeira daquele local, que estava servido de foco de dengue e esconderijo de bandidos e traficantes, bem como servia de motel para os vagabundos. No ano passado houve uma tentativa de fogo na madeira, mas os Bombeiros chegaram a tempo e evitaram o incêndio. Porém, o incêndio que começou ontem à tarde não deu tempo dos homens do Corpo de Bombeiros impedissem que as toras de madeira fossem totalmente consumidas pelo fogo. Na manhã de hoje, a madeira ainda estava sendo consumida pelo fogo, mas os bombeiros desde ontem à tarde além de tentarem apagar o fogo, estavam fazendo a prevenção do fogo não alastrar para as residências que ficam perto da sede da ASSIBAMA. Os moradores contam que as labaredas eram tão grandes que muitos deixaram suas casas, com medo de morrerem carbonizados.

Agora, os prejuízos estão sendo contabilizados pelo IBAMA e Ministério Público Federal, bem como uma sindicância será feita para saber as causas do incêndio e se existirem culpados, que sejam penalizados pela Lei. Mas muita gente culpa a burocracia dos órgãos federais que não doaram a madeira, que estava se estragando naquele local.
O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário