Chegaram, na tarde de sábado (14), os 62 médicos cubanos e um brasileiro que vão trabalhar em 28 municípios e dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEis) no Estado do Pará. Eles vieram em três aviões da FAB e desembarcaram no aeroporto da Base Aérea de Belém.
Do aeroporto, os médicos seguiram em ônibus fretado diretamente para o Hotel Fazenda Paraíso, no Distrito de Mosqueiro, onde, no domingo (15), começou a Programação de Acolhimento, com uma série de apresentações para que conheçam a situação epidemiológica do Estado, o funcionamento do sistema de Saúde e papel dos colegiados do SUS e controle social. Eles ficarão no Hotel até a próxima sexta-feira (20)
O início do trabalho dos médicos estrangeiros e dos brasileiros formados no exterior foi adiado para o dia 23. O início estava previsto para o próximo dia 16.
No período de acolhimento, os médicos vão conhecer hospitais e demais unidades de saúde e a relação dessas instâncias com as unidades básicas onde trabalharão, de acordo com o Ministério da Saúde. Vão conhecer ainda os hábitos de vida e doenças mais comuns de cada região. A partir do dia 22, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados.
Anapu foi contemplado pelo
Programa, Uma médica Cubana, vai trabalhar no Programa Saúde da Família no
município a partir da próxima semana, a profissional vai residir em Anapu e vai
trabalhar 40 horas semanais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário