É tamanha a magnitude das obras da hidrelétrica de Belo Monte, que o empreendimento contará com um porto próprio para o embarque e desembarque de máquinas e equipamentos pesados.
Projetado para receber cinco balsas por dia, sendo duas simultaneamente, o porto ocupará uma área de 69.557,80 m². E quando pronto, irá movimentar nada menos que 1.130.000 toneladas de cimento, 200.000 toneladas de aço e 3.000 equipamentos provenientes do Porto de Belém.
Projetado para receber cinco balsas por dia, sendo duas simultaneamente, o porto ocupará uma área de 69.557,80 m². E quando pronto, irá movimentar nada menos que 1.130.000 toneladas de cimento, 200.000 toneladas de aço e 3.000 equipamentos provenientes do Porto de Belém.
A construção dessa infraestrutura de suporte também envolve números grandiosos. Apenas na construção das vigas da ponte rolante estão sendo empregadas 200 toneladas de equipamentos entre fôrmas e escoramentos, ancoragem e estruturas tubulares. O fornecimento é da SH, empresa líder de mercado e que foi contratada pelo Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM)
Supervisor de Contratos da unidade SH no Pará, João Corvo explica que um dos principais desafios envolvidos no fornecimento de equipamentos para a construção do Porto é localização deste, o que torna a logística complexa e dispendiosa. “Inauguramos no início de 2013 nossa primeira unidade no Norte do país, na Grande Belém. Assim, ganhamos uma vantagem competitiva. Somos a empresa do segmento com filial mais próxima ao Porto de Belém, de onde partem os suprimentos para a obra.”
Outro desafio é altura das vigas do porto, que exigiram projeto de escoramento de 30 metros. Apesar de estruturas com esse pé direito não serem inéditas, elas requerem cuidados maiores na elaboração dos projetos e principalmente na montagem, visando atender requisitos técnicos e de segurança. “Para executar estruturas de concreto a uma altura tão elevada, temos de levar em conta diversos fatores, como peso próprio da estrutura e do equipamento, ações do vento e intempéries, estrutura de trabalho e acesso dos operários, além do içamento de estruturas de com peso elevado”, detalha o profissional da SH.
Ascom SH
Nenhum comentário:
Postar um comentário