sexta-feira, 9 de agosto de 2013

COM 111 ANOS, SEGUNDO HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO, MORA NO PARÁ

Martinho de Abreu Lima, morador de Redenção, Sudeste do Pará, alcançou este ano uma marca quase recorde. Ele nasceu em 02 de março de 1902, ou seja, está com 111 anos e cinco meses. Apenas um ano a menos que o homem considerado pelo Guiness Book, o Livro dos Recordes, na atualidade como o mais velho do mundo.  

Natural de Mara Rosa Goiás, o centenário Martinho tem todos os documentos para confirmar a sua idade (Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e Registro Geral do Serviço de Identificação da Polícia Civil ).

Ele chegou em Redenção na década de 80. Solteiro e nunca constituiu família. Mora com o irmão de 78 anos, Manoel de Abreu Lima no setor Planalto, na periferia da cidade.

Durante toda a sua vida gostou de beber cachaça e fumar. Inclusive, há apenas dois meses deixou o vício do fumo, não por vontade própria. O irmão Manoel, percebendo a saúde fragilizada de Martinho não disponibilizou mais o tabaco para que ele alimentasse o vício. Já a bebida alcoólica faz alguns anos que ele pôs um ponto final.

Martinho, com tantos anos de vida ainda arrisca alguns passos se apoiando na bengala. Bem humorado ele sorri quando provocado sobre a sua longevidade. Passa a maior parte do dia sentado em uma cadeira na humilde área da casa. Só consegue ver “vultos”, pois com problemas de visão não distingue mais as imagens.

Quando fotografado discretamente pela reportagem perguntou se estava relampeando, referindo-se ao flash da câmera. Martinho nem tem consciência que faz parte de um seletíssimo grupo que ultrapassa os 100 anos e ainda soma mais 11 anos, o que não é para qualquer um.

A última vez que foi ao médico reclamou de fraqueza nas pernas. O geriatra se limitou a dizer que “faz parte da idade”. A reportagem ouviu o Cartório de Mara Rosa, no Estado de Goiás, onde a funcionária de prenome Eliane confirmou todos os dados.

RECORDE

Segundo a agência de Notícias AFP, o novo homem mais velho do mundo é o espanhol Salustiano Sánchez Blázquez, de 112 anos, que mora no estado de Nova York. O anuncio foi feito no livro dos recordes Guinness, após a morte do japonês de 116 anos que ostentava o título.

Em 12 de junho, morreu o japonês Jiroemon Kimura, de 116 anos. Com isso, Salustiano, de Grand Island, uma cidade perto das cataratas do Niágara na fronteira com o Canadá, foi reconhecido pelo Guinness como o homem mais velho do mundo com vida.

A japonesa, Misao Okawa, de 115, ostenta o título de mulher mais velha do mundo com vida, segundo o Guinness.

Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário