terça-feira, 6 de agosto de 2013

VALE E BELO MONTE DISPUTAM OPERÁRIOS

Grandes obras, que devem criar 160 mil postos de trabalho até 2016, acirram a disputa por trabalhadores qualificados no Pará.

Quase 450 quilômetros separam os municípios de Altamira e Canãa dos Carajás, no Pará, mas as duas cidades vem protagonizando uma disputa que deve se acirrar no estado nos próximos anos. Com o avanço de grandes obras, é cada vez mais acirrada a briga por trabalhadores qualificados na região.

No momento, em fase mais avançada, a usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, tem levado vantagem na conquista por funcionários, dificultando a vida da Vale, que terá nove mil pessoas em apenas um de seus projetos em implantação no estado, a mina de minério de ferro S11D, em Canãa dos Carajás.

Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), os grandes empreendimentos vão gerar, até 2016, cerca de 160 mil postos de trabalho no estado. A maior parte deles, segundo executivos que participam das obras, para qualificações relacionadas à construção civil. Com políticas para priorizar a contratação de paraenses, a Vale e o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) têm investido em capacitação de trabalhadores locais,mas a disputa por pessoal é inevitável, diante da magnitude dos dois projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário