quinta-feira, 22 de agosto de 2013

VEREADORES DAS CIDADES DA ÁREA DE INFLUÊNCIA VISITAM BELO MONTE

A última quarta-feira, 14/08, foi de esclarecimento, diálogo e informação para 54 vereadores das onze cidades da área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará. A comitiva corresponde a um quarto dos membros da Associação dos Vereadores e Câmaras do Entorno de Belo Monte (Ascamveb), que reúne membros das câmaras municipais das cidades de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Gurupá, Anapu, Pacajá, Brasil Novo, Medicilância, Uruará e Placas. “Fiquei muito feliz em poder conhecer de perto a obra. Eu, particularmente, fiquei emocionado com tudo que vi aqui hoje”, descreveu o vereador Gedeon Moreira, presidente da Câmara Municipal de Uruará.

Para a visita, a Norte Energia, empresa responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, disponibilizou dois ônibus e profissionais para apresentar as obras, prazos e funcionamento do projeto. “Reconheço que já foi bem mais difícil entrar numa hidrelétrica. Eu to muito satisfeito com a receptividade e todas as informações repassadas pela Norte Energia. A intenção agora é reunir com os demais membros da associação para fazer uma avaliação mais profunda do que vimos e ouvimos”, explicou Neto Portugal, vereador em Brasil Novo e presidente da Ascamveb. A visita técnica realizada pelos vereadores começou com a apresentação das obras da casa de força principal, no sítio Belo Monte. Além de registro de imagens, os integrantes da comitiva ouviram explicações repassadas pelo engenheiro Rui Carvalho, do Consórcio EPBM, sobre o funcionamento e andamento das obras. “Confesso que é muito maior e mais grandioso do que imaginei. É uma obra de engenheira grandiosa mesmo”, comentou Silvanira Mendes, vereadora em Senador José Porfírio.

A comitiva conheceu, ainda pela manhã, as casas da Vila Residencial de Belo Monte e as obras do Porto que receberá os componentes eletromecânicos das turbinas da casa de força principal. De lá, o grupo seguiu para o sítio Canais e Diques, onde observou e conferiu, do mirante da obra, a extensão e detalhes técnicos sobre o canal de derivação. Foi também em Canais, onde o grupo almoçou no mesmo espaço onde trabalhadores da obra realizam as refeições, que os vereadores ouviram explicações sobre a logística e qualidade utilizadas na produção dos alimentos servidos.

O período da tarde foi dedicado às obras da barragem principal e da casa de força auxiliar, no sítio Pimental. De lá, o grupo seguiu até o Sistema de Transposição de Embarcações (STE), na margem direita do rio. “Nós viemos, ouvimos, conhecemos, e agora podemos, de fato, dizer à população, com conhecimento de causa, o que é Belo Monte. Onde ela fica, como está sendo construída e o que nós, como vereadores, podemos fazer para potencializar ainda mais os benefícios dessa obra para a nossa sociedade”, resumiu o vereador Adriano Couto, presidente da Câmara Municipal de Altamira.

O grupo que conheceu o projeto da hidrelétrica construída no rio Xingu reiterou a receptividade e atenção dadas pela Norte Energia a cada vereador. Para todos, a obra é essencial para o país e a região. “Eu vejo que a obra veio pra trazer benefício para o nosso povo. Viajando pelas cidades, a gente vê isso. Tenho certeza que daqui a alguns anos essa região vai estar muito mais mudada para melhor”, analisou Orivando Gonçalves, vereador de Gurupá.

A visita terminou com um agradecimento oficial do presidente da Ascamveb, vereador Neto Portugal, aos representantes da Norte Energia que participaram da visita. Os vereadores esperam se reunir ainda no mês de agosto para fazer uma avaliação mais profunda sobre o projeto e a forma como todas as informações adquiridas no encontro cheguem à população. “Precisamos discutir Belo Monte e suas condicionantes. Suas vantagens para a região e suas obrigações. Até mesmo para que o próprio projeto ganhe, ainda mais, do ponto de vista de aceitação e reconhecimento”, concluiu Neto Portugal.


Com informações do Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário