segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FORT XINGU COBRA INFORMAÇÕES DA NORTE ENERGIA E DO IBAMA

O Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu), composto por mais de 170 entidades da sociedade civil da região e preocupado com a falta de definições de algumas questões quanto à construção da Hidrelétrica de Belo Monte, vem cobrar publicamente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e da Norte Energia S.A (NESA) respostas para os seguintes questionamentos:


1 – Para onde serão removidos os moradores de áreas de risco da cidade de Altamira? A sociedade precisa saber quando a Nesa vai adquirir as áreas para o reassentamento dessas famílias, bem como onde serão construídas as casas para os engenheiros e diretores do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM).

2 – Quando serão iniciadas as obras de saneamento básico da cidade de Altamira? A população aguarda pelo início da construção e teme uma repetição dos erros ocorridos em Porto Velho (RO), onde as usinas do Rio Madeira já estão em fase final de construção e as obras de saneamento ainda não começaram.

3 – Quando serão iniciadas as obras de construção do hospital de Altamira, com mais de 100 leitos, e em que local este hospital será instalado? A sociedade não pode ser excluída desta discussão e precisa estar informada a respeito.

4 – Porque motivo o IBAMA não definiu até o momento o local onde será construída a vila de casas dos trabalhadores do Sítio Belo Monte? Não consideramos justo nem podemos concordar que estas casas sejam construídas a mais de 90 quilômetros da obra, como quer o Ibama, obrigando os trabalhadores a longos deslocamentos diários, expondo-os aos riscos de rodovias precárias e sem sinalização e aumentando custos com horas extras dos deslocamentos. Consideramos uma questão de humanidade que estes trabalhadores possam ser alojados próximos do seu local de trabalho e defendemos a imediata definição do local da construção destas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário