quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ACUSADOS DE MANDAR MATAR SINDICALISTA VÃO A JÚRI POPULAR

José Dutra da Costa, o Dezinho, assassinado em 2000,
 em Rondon do Pará
O fazendeiro Lorival de Souza Costa e o filho Domício Souza Neto, acusados de participação na morte do sindicalista José Dutra da Costa, o Dezinho, serão submetidos a júri popular nesta quinta-feira (24), em Belém. O julgamento será presidido pelo juiz Raimundo Moisés Flexa, titular do 2º Tribunal do Júri da Capital. 

Lorival, conhecido como Perrucha, é acusado de ser o mandante do crime. Já Domício é acusado de intermediar o crime e ter fornecido a arma usada pelo executor Wellington de Jesus, condenado a 29 anos de prisão em 2006.

A sessão está marcada para as 8h e não tem hora para terminar. Estão previstos depoimentos de 18 testemunhas, sendo seis de acusação e as demais indicadas pela defesa. Haverá ainda interrogatório dos acusados. 

Relembre o caso
O sindicalista José Dutra da Costa, conhecido como Dezinho, era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará e foi assassinado no dia 21 de novembro de 2000, na cidade localizada a 500 quilômetros da capital paraense. 

Dezinho denunciava a prática de trabalho escravo em fazendas da região, além de apoiar famílias de trabalhadores sem terra e a desapropriação de latifúndios improdutivos. 

O fazendeiro e madeireiro Décio José Barros Nunes, conhecido como Delsão, também é apontado como mandante da execução do sindicalista, mas teve o processo desmembrado por se encontrar na fase de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário