quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SE MOBILIZAM CONTRA LICENCIAMENTO DE MINERADORA NO XINGU

Instalações da empresa Belo Sun, na Volta Grande do Xingu
A pouco mais de 10 km da usina de Belo Monte, o maior projeto de mineração de ouro do Brasil, da empresa canadense Belo Sun, está prestes a receber licença ambiental

Mais de 40 organizações do Brasil, Canadá, Estados Unidos e Europa que atuam na defesa do meio ambiente e dos direitos humanos iniciaram uma campanha pública na internet, nesta semana, para arrecadar assinaturas contra o licenciamento do projeto da Belo Sun

As organizações também publicaram uma carta alertando para os riscos socioambientais e irregularidades do licenciamento. Um vídeo independente também circula na internet.

O chamado “Projeto Volta Grande” fica no Rio Xingu, em um trecho logo abaixo da barragem de Belo Monte. A Belo Sun pertence ao grupo canadense Forbes e Manhattan e aguarda a licença da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (Sema-PA) para iniciar a obra.
Faixa comunica aos moradores da comunidade Ressaca que Estudos
de Impacto Ambiental já estão concluídos
O Instituto Socioambiental (ISA) assina a carta. Em janeiro, uma análise técnica do ISA foi enviada à Sema com um alerta sobre os impactos cumulativos de Belo Sun e Belo Monte, podendo gerar graves riscos socioambientais à região. 

O Ministério Público Federal identificou várias irregularidades no licenciamento e recomendou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em setembro de 2013 que não dê licença ao projeto.

2 comentários:

  1. Acho que deveria ser ao contrário, a sociedade deveria estar apoiando o licenciamento, pois os próprios moradores da Região querem, e não querem mais ficar em uma região sem assistência nenhuma do Governo. As Ongs só aparecem agora para atrapalhar e tentando se aproveitar da situação com outros interesses internacionais. O ouro que saiu dos garimpos não ficou nada para o estado, ao contrário, só miséria, crimes e drogas, não tem energia, saúde e todos moram em barracos. Seria interessante a sociedade visitar a Vila do galo e da Ressaca para depois se posicionarem.

    ResponderExcluir
  2. Hoje as ONGs estão mais posicionadas em parar o crescimento do Estado, do quer criar incentivos fiscais para seus respectivos municípios, tendo em vista que o município de senador José Porfírio hoje esta em decadência, hoje a mina vem para dar uma vida melhor para os moradores do município arrecadando imposto que será usado na região.
    Aqui no garimpos a realidade e outra as ONGs nao vem dar o nosso pao de cada dia nao vem ver de perto a nossa realidade pois estamos abandonados pelas autoridades, pois lutaremos para conseguir que a nossa comunidade aceite de vez nossa opinião e a nossa manifestação e a favor da mina. como a grande maioria dos moradores.

    ResponderExcluir