sábado, 19 de outubro de 2013

EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NA REDUÇÃO DA MALÁRIA EM BELO MONTE FAZ EXPOSIÇÃO EM BRASÍLIA

Redução da transmissão da malária aconteceu Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu

O controle da malária nos municípios da região de Belo Monte foi um dos destaques na Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, em Brasília. A redução dos casos da doença em 80% em cinco cidades serviu de inspiração e aprendizagem para centenas de especialistas que compareceram ao evento. O Plano de Ação para o Controle da Malária (PACM) foi elaborado e proposto pela Norte Energia em parceria com os gestores dos governos municipais, estadual e federal. 
“Entre os 700 trabalhos inscritos, ficamos entre os três selecionados para a exposição e isso é uma vitória”, comemora o coordenador do Programa de Controle da Malária da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, Cláudio Cardoso, que acompanhou o evento. Ele conta que em 2013 todo o estado teve redução de 71% dos casos de malária e que os números dos municípios do entorno de Belo Monte – principalmente Altamira e Pacajá – foram fundamentais para alcançar este índice. “Ano que vem pretendemos concorrer a prêmios e o trabalho em Belo Monte contribuiu bastante”, diz.
O objetivo do plano é que evitar que ocorra aumento dos casos de malária, de possíveis impactos ambientais pela construção e operação da usina. A redução da transmissão da malária aconteceu Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu, na área de influência direta da Usina; além de Pacajá, principal porta de entrada no sudoeste paraense pela Transamazônica. Esses municípios contam com aporte de R$ 36 milhões da Norte Energia em seis anos. A redução dos casos aconteceu entre janeiro e setembro de 2013, comparado ao mesmo período de 2011, ano de implantação do PACM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário