segunda-feira, 7 de outubro de 2013

AGRICULTORES DE BRASIL NOVO PASSAM A INVESTIR NA PISCICULTURA

Agricultores familiares da comunidade Vicinal 9, zona rural de Brasil Novo, estão diversificando o sistema produtivo com a piscicultura. A criação de tambaqui e tabatinga será mais uma atividade para garantir a segurança alimentar e ao mesmo tempo possibilitar uma nova fonte de renda familiar. A produção terá assistência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

A introdução da piscicultura no município está garantindo aos agricultores que diversifiquem a produção diante das mudanças econômicas e sociais pelas quais passa a região, em especial com a instalação da hidrelética de Belo Monte. “A associação nos enviou um convite para que a Emater oriente esses agricultores familiares que desejam começar a trabalhar com a piscicultura”, disse a técnica da Emater Simone Silva.

Neste domingo (6), a Emater oferece palestra para 30 pessoas da comunidade, sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros temas. “Uma das vantagens da piscicultura é que não há necessidade de desmatamento da área, mas é necessário preservar nascentes e a mata ciliar, assim como construir viveiros e fazer o manejo alimentar. Vamos abordar tudo isso na palestra na associação”, explica a técnica.

Hoje, a maior parte da comunidade da Vicinal 9 vive da mandiocultura e da pecuária mista. Segundo a Emater, além da garantia de segurança alimentar, a produção excedente da piscicultura pode aumentar em pelo menos 20% a renda familiar. Do momento de implantação até a produção de peixes, há um período entre dez a doze meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário