quarta-feira, 30 de outubro de 2013

RIBEIRINHOS TERMINAM PROTESTO NA TRANSAMAZÔNICA

Após cerca de 20 horas de protestos contra a empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no oeste do Pará, os manifestantes oriundos de colônias de pesca e associações de pescadores, que fechavam a Transamazônica, finalizaram o bloqueio da BR-230 por volta das 13h45 desta quarta-feira(30). 

Um acordo entre a empresa e os pescadores pôs fim ao impasse iniciado após o não cumprimento de um trato entre as partes assinado a cerca de 90 dias. 

Na reunião de hoje, os trabalhadores dos municípios de Gurupá, Porto de Mós, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Altamira decidiram pelo fim dos protestos após a garantia da Norte Energia em construir uma geleira para atender os cinco municípios, construção de sedes para as associações e acordo de indenizações durante o período de defeso que beneficiará aproximadamente 3600 pescadores.

NORTE ENERGIA

Em nota, a Norte Energia informou que não reconhece os prejuízos à pesca alegado pelos manifestantes.

A empresa ainda destaca que pesquisadores especializados foram contratados e vêm monitorando a fauna aquática do Xingu desde março de 2012, e, de acordo com os resultados apresentados até agora em seus relatório, não há dentro da área de influência do empreendimento, impactos à reprodução ou ausência de espécies importantes para a alimentação.

Segundo a Norte, os dados dos estudos também mostraram que o comércio local não registrou diminuição de pescado para venda.

(DOL, com informações de Bené Paixão/Rádio Clube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário