terça-feira, 22 de outubro de 2013

ARTHUR MOREIRA LIMA FARÁ APRESENTAÇÃO NA CONCHA ACÚSTICA DA ORLA DE ALTAMIRA

Concerto ao ar livre traz ao município um dos maiores pianistas do Brasil

Altamira será palco do maior concerto já apresentado na região do Xingu já. No próximo sábado, 26, a Norte Energia, empresa que opera e constrói a Usina Hidrelétrica Belo Monte, traz à cidade Arthur Moreira Lima com o projeto “Um Piano pelas Águas Amazônicas”. O show, que vai de Mozart a Pixinguinha, passando por Bach e Luiz Gonzaga, acontece a partir das 18h30 no Cais da Orla de Altamira, próximo à Concha Acústica. A expectativa é reunir mais de cinco mil pessoas durante uma hora e meia de concerto de um dos mais renomados pianistas do País. A apresentação do pianista será aberta à população de Altamira e da região do Xingu e promete emocionar toda a comunidade. Crianças, adultos e idosos estão convidados à participar do primeiro concerto de piano ao ar livre da cidade. “A apresentação em Altamira é simbólica e especial por significar uma saudação a uma obra grandiosa que orgulha nosso país", comemora Arthur Moreira Lima.

Na Orla, serão montadas tendas de apoio e mil cadeiras para acolher a plateia, que poderá ouvir obras de compositores nacionais e internacionais, do clássico ao popular. Além do repertório acessível e cuidadosamente selecionado, o próprio pianista interage com o público, falando sobre os autores, suas inspirações e as obras do programa. A apresentação acontece no piano montado no caminhão-teatro, uma adaptação feita em um baú carroceria de caminhão que se transforma em palco em apenas uma hora, com 45 m² de área de cena. Num feito inédito na música clássica no Brasil, Arthur Moreira Lima criou o sistema como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos.

O projeto “Um Piano pelas Águas Amazônicas” leva os concertos do pianista aos municípios mais distantes da imensidão da selva amazônica, cidades ribeirinhas e localidades menores, incluindo comunidades nas reservas indígenas. O acesso a muitos destes locais só é possível através do apoio do Exército Brasileiro, por via fluvial, transportando o dispositivo em balsa.

A turnê começou em Tabatinga (Am) e se encerra em Altamira, após 21 apresentações. Ao todo, 488 shows foram feitos Brasil afora através do projeto “Um piano pela estrada”, que começou em 2003 e já passou por todos os estados brasileiros e pelo Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário