sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CADÁVER DE RECÉM-NASCIDO DESAPARECE DO NECROTÉRIO DO HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUÍ

Oriundos do municipio de Goianésia do Pará distante a 70 km de Tucuruí, a gestante Liziane dos Santos Cantanhide, 19 anos, deu entrada no Hospital Municipal de Goianésia do Pará na madruga da segunda-feira (3), por volta das 5 horas a gestante com muitas dores esangramento teve sua primeira criança no banheiro do hospital. A diretora do hospital ao verificar que a criança estava morta, prematura de 5 meses de formação, orientou o pai Josuel da Silva Santos, 18 anos, para retirar o cadaver e realizar o sepultamento.

Como a paciente continuava com muitas dores, verificou-se que ainda existia outra criança em placenta separada, sendo o motivo para sua transfêrencia para o Hospital Regional de Tucuruí, as 11:00 h da terça-feira (4), a gestante deu entrada no HRT e encaminhada para a maternidade, sendo que as 13:00 h, a paciente deu a luz a uma menina prematura de 5 meses, encaminhada a pressas para a Centro de Tratamento Intensiso – CTI, passando pouco mais de 5 horas de vida, a recem-nascida faleceu e foi encaminhado para o necrotério do hospital, que fica atrás do prédio, em um local de acesso restrito.

O pai Josuel Santos que realizava o sepultamento de sua filha em Goianésia, recebeu informação de seus familiares que sua esposa teria perdido sua segunda filha. Ao chegar a Tucuruí foi informado que sua filha estava internada na CTI do Hospital com vida, e na noite da terça-feira (4) recebeu novamente informação do falecimento de sua filha.

O corpo da criança com pouco mais de 12 centimetros, passou a madrugada na pedra do necroterío do HRT. Na manhã da quarta-feira (5), os familiares ao procurar pelo corpo da recem-nascida para providênciar a sua transferência para Goianésia e o sepultamento junto a sua irmã, foram informados que o corpo teria sumido do hospital.

O pai Josuel Santos, procurou a direção do Hospital que solicitou paciência aos familiares, e que estava realizando uma sindicância para apurar o desaparecimento do cadaver da recém-nascida.

Polícia - Não convencido com as explicações da direção do HRT, Josuel Santos encaminhou-se a Seccional de Tucuruí e registrou ocorrência policial pedindo providências para o fato.

O delegado Jivago Ferreira, da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, responsável pelo inquerito solicitou a direção do hospital todas as filmagens das cameras internas de segurança e o registro de acedsso de pessoas ao local onde sumiu o cadaver, “o fato, é que o corpo desapareceu, e isso. e um crime, e será apurado até seu esclarecimento”.

Direção do HRT – O médico José Raimundo da Silva Aires que completou seus primeiros 30 dias na direção do Hospital Regional de Tucuruí, informou a nossa equipe, que recebeu a informação do faleciemntro da recém-nascida e que seu cadaver teria sido encaminhado para o necroterío, e que de lá haveria sumido, fato que o levou há acionar o serviço de vigilancia e segurança do Hospital para verificar as imagens das pessoas que tiveram acesso ao local, e de imediato determinou a abertura de sindicância administrativa para apurar o caso.

Na manhã desta quinta-feira (6), o delegado Jivago Ferreira solicitou a direção do HRT as filamagens e os nomes com endereço das pessoas que acessaram o local onde se encontrava o corpo. “Temos uma grande suspeita de um funcionário tercerizado que aparece na filmagem saindo do local com um saco nas mãos, de ser o autor do desapareciemnto do cadaver”, esclareceu o diretor do HRT Arias.

Boatos – Muitos funcionários do HRT, que não quiseram se identificar com medo de represalia pela direção do hospital, informaram a nossa equipe de reportagem que no local as portas sempre se encontravam abertas e sem nenhuma segurança, um fato corriqueiro, é a presença de animais (cachorros e gatos) nas alas do hospítal e no necroterío, com isso especulam a possibilidade de que o corpo da recém-nascida pode ter sido retirado ou devorado no próprio necroterío pelos animais.

O fato é que o Hospital Regional de Tucuruí tem passado por diversas denuncias de sucateamento, a menos de 15 dias foi denunciado na imprensa o descarte de centenas de caixas de medicamentos no lixo atrás do HRT e recentemente foram adquiridos 3 autoclaves, para esterização de instrumentos e material cirurgico, estando em funciomnamento apenas um, o menor, com isso está mais do que comprovado que esta existindo uma campanha comandada pelo prefeito de Tucuruí Sancler Ferreira e do diretor do Hospital José RaimundoAires, indicado pelo prefeito para a implantação do sucateamento e da prática da diminuição dos serviços para que com isso seja implantada no hospital a administração através de uma OS. (Wellington Hugles)

2 comentários:

  1. MEU QUERIDO O QUE NOSSO PREFEITO TEM FEITO POR NÓIS EM RELAÇAO A CELPA E A OI SAO EMPRESA QUE NAO RESPEITA O POVO DE ANAPU E O NOSSO PREFEITO NAO FAZ NADA POR NOIS, ESSE FANFARRAO .

    ResponderExcluir
  2. OLHA QUERO SABER NA PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE VAO DIZER O Q FIZERAM COM O DINHEIRO DO MUNICIPIO DE ANAPU , POIS SÓ A NORTE ENERGIA TEM FEITO OBRAS NO NOSSO MUNICIPIO.

    ResponderExcluir