domingo, 9 de outubro de 2011

TRE/PA TESTA AS URNAS QUE SERÃO USADAS DURANTE O PLEBISCITO

http://www.tre-pa.gov.br/noticiaseeventos/ultimasnoticias/corpo/10720118518_foto_DSC00030.JPG
As cerca de 16 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas durante o plebiscito de dezembro, que decidirá sobre a possível divisão do Pará para a criação dos Estados de Carajás e Tapajós, já estão sendo testadas desde o último dia 19 de setembro, no Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Pará TRE-PA, em Ananindeua.

De acordo com Antônio Mário de Almeida, da Seção de Logística de Urnas Eletrônicas (SELUE) do TRE-PA, mais de 450 urnas estão sendo testadas por dia por servidores do Tribunal, que se revezam a cada 15 dias.

“Essa manutenção é necessária para detectarmos se as urnas apresentarão defeitos nas baterias, telas e teclados, por exemplo. É chamado de teste exaustivo, porque ficam durante 6 horas passando por esse processo. Tudo isso para que a eleição transcorra normalmente, e um menor número de urnas apresente defeitos durante o plebiscito”, ressalta Almeida.

Segundo ele, esta é a primeira fase de manutenção preventiva que está sendo realizada nas urnas modelo 2009, que irão para o interior do estado. “Depois, passaremos para o teste das urnas modelo 2004, que serão utilizadas em Belém”, reforça.

Ainda este mês, mais de 200 urnas eletrônicas serão enviadas para as 104 Zonas Eleitorais do Pará, com objetivo de treinar o eleitor para o plebiscito que ocorrerá no dia 11 de dezembro em todo o Pará.

Um comentário:

  1. MANAUS APÓIA A EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS.
    SOMOS IRMÃOS DO ESTADO DO TAPAJÓS, MAS NÃO SOMOS DO PARÁ.

    Evento Canta Tapajós em Manaus‏
    No próximo dia 21 de outubro a UNASP- União das Associações Paraenses em Manaus, realizará no Amazon City Hall às 22 horas, um evento denominado Canta Tapajós, para comemorar o aniversário de Manaus e divulgar informações sobre o plebiscito que ocorrerá no Pará dia 11 de dezembro. No evento se apresentarão artistas regionais, entre eles estão: Cristina Caetano, Val Luc, João Otaviano, Nicolas Junior, Banda Amazon Beach, Nelson Vinenci e muito mais.
    Em Manaus, segundo os últimos levantamentos do IBGE, moram mais de 300 mil paraenses oriundos principalmente do oeste do Pará. Segundo os depoimentos de quem veio morar no Amazonas, um dos motivos para essa migração se dá por conta da falta de oportunidades na terra natal. Hoje o Pará vive um momento histórico ao passar por um processo democrático em que o povo decidirá no dia 11 de dezembro se divide ou não o estado em mais duas novas unidades federativas, o Tapajós e Carajás. Aqui em Manaus a mobilização está intensa por parte dos paraenses que ainda sonham em um dia voltar para suas terras caso seja criado o Estado do Tapajós.
    Com a aprovação da consulta plebiscitária na câmara dos deputados no último dia 05 de maio, a União das Associações Paraenses em Manaus, que desenvolve trabalhos na capital desde 2006, intensificou o debate sobre o tema de criação do estado do Tapajós, indo para feiras realizar panfletagem, debates e programações que reúnem centenas de pessoas.
    Atualmente a UNASP conta com um espaço para discussões a cerca do tema e durante estudos e pesquisas realizadas, foi constatado que da região oeste do Pará, saem semanalmente para Manaus 14 barcos e para Belém apenas 5 barcos, o que comprova a afinidade desses moradores com o estado do Amazonas.

    SIM AO DESENVOLVIMENTO

    ResponderExcluir