sexta-feira, 5 de agosto de 2011

INCRA INAUGURA GUARITA NO PDS ESPERANÇA PARA CONTER TRANSPORTE ILEGAL DE MADEIRA

Guarita funcionará 24 horas na entrada do PDS Esperança
A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará inaugura, no próximo sábado (6), às 10h, uma guarita no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Anapu I, conhecido como PDS Esperança, localizado no município de Anapu (PA). A guarita, que contará com vigilância 24 horas, foi instalada numa das vias de acesso ao assentamento como medida para conter o transporte ilegal de madeira.

A implantação da guarita é um desdobramento de uma audiência pública realizada pela Ouvidoria Agrária Nacional, em janeiro deste ano, no município. À época, um grupo de trabalhadores rurais protestava no PDS Esperança contra a retirada ilegal de madeira do assentamento. Como proposta, o Incra assegurou a construção de duas guaritas. A partir daí, a autarquia conduziu processo licitatório e assinou contrato, no valor de R$ 45.312,25, com a empresa vencedora do certame.

A expectativa é que as obras para a construção da segunda guarita iniciem na próxima semana e sejam concluídas em até 40 dias.

Esperança
 
O PDS Esperança é conhecido mundialmente como o local de luta da missionária Dorothy Stang em prol da reforma agrária e contra a destruição da floresta. Em fevereiro de 2005, a freira foi vítima de uma emboscada e assassinada na área do assentamento, criado em outubro do ano anterior.

Atualmente, estão cadastradas como beneficiárias da reforma agrária 178 famílias no PDS Esperança, que possui uma área de 23.175 hectares.
Ascom Incra

Nenhum comentário:

Postar um comentário