O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai atuar, num primeiro momento, na região dos onze municípios paraenses abrangida pela Operação Cidadania Xingu com a recuperação de estradas vicinais que dão acesso aos projetos de assentamento (PAs), bem como com a vistoria ocupacional dos lotes de PAs visando retirar ocupantes irregulares e inserir novos, de forma legalizada.
Para viabilizar as obras nas estradas, o Incra, em parceria com o Governo do Estado do Pará, vai doar a cada uma das onze prefeituras atendidas pela Operação Cidadania Xingu 250 mil litros de óleo diesel. Quanto às vistorias nos PAs, elas serão ampliadas e intensificadas, pois já acontecem na região.
Em maio de 2005 o Incra criou, em Santarém (PA), a Superintendência Regional no Oeste do Pará, atendendo a região abrangida pela Operação Cidadania Xingu. Há ainda no município de Anapu (PA) um Posto Avançado que faz diversos tipos de atendimentos.
A atuação do Incra (que foi criado em 1970) na região da Operação Cidadania Xingu remete ao ano de 1972, por meio de uma Coordenadoria Regional que compreendia vários estados - do Maranhão ao Amazonas. Em 1974 foi criada a Superintendência Regional do Incra no Pará, com sede em Belém, a primeira do Brasil. Hoje o Incra tem 30 superintendências regionais em todo o País - três no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário