segunda-feira, 1 de julho de 2013

IBAMA MULTA QUEBRA DE EMBARGOS E APREENDE CASTANHEIRAS EM PACAJÁ E NOVO REPARTIMENTO

O Ibama bloqueou o acesso ao mercado de cinco madeireiras envolvidas em transações fraudulentas para a regularização de madeira ilegal em Pacajá, Novo Repartimento,  e Portel , As fiscalizações ocorreram na Operação Onda Verde, na frente de Anapu, região onde os agentes ambientais do instituto combatem desmatamentos ilegais desde o início do ano.

Em quatro das serrarias, o Ibama apreendeu mais de 320 m³ de castanheiras-do-pará centenárias recentemente abatidas e prontas para serem "esquentadas". Sem a ação da fiscalização, receberiam documentos adulterados e seriam comercializadas como se fossem outra espécie semelhante, que não sofre as mesmas restrições da castanheira, cujo corte, industrialização e comercialização são proibidos por lei.

Os agentes da Onda Verde também vistoriaram áreas desmatadas e já embargadas pelo instituto na região de Anapu. Vinte posses e propriedades foram autuadas por desrespeitar o embargo federal e notificadas a retirar os rebanhos de gado que ainda permaneciam na terra, impedindo a regeneração natural da vegetação nativa. Um total de R$ 12,1 milhões em multas foram aplicados e três tratores e um caminhão foram apreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário