domingo, 14 de julho de 2013

PROJETO DE MINERAÇÃO AO LADO DE BELO MONTE ESTÁ PRESTES A RECEBER LICENÇA AMBIENTAL

Canadenses observa área onde pretendem extrair ouro,
na volta grande do Xingu, em Senador José Porfirio
Apesar de ausência de manifestação conclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai), o projeto da Belo Sun, maior planta de mineração de ouro a céu aberto do país, na volta grande do Xingu, no município de Senador José Porfírio  já possui "minuta de Licença Prévia", segundo informações do site de acompanhamento de processos de licenciamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (SEMA/PA)

O Instituto Socioambiental (ISA) é contra o projeto, e sustenta que, o projeto, hoje, é socioambientalmente inviável, já que o ambiente de implantação e operação do empreendimento será alterado de maneira imprevisível.

A empresa Belo Sun Mineração Ltda. é uma subsidiária brasileira da canadense Belo Sun Mining Corporation, pertencente ao grupo Forbes & Manhattan Inc. A empresa detém autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para pesquisa mineral na região da Volta Grande do Xingu e aguarda a emissão de licença ambiental – a Licença Prévia (LP) – pela Sema para implantação do maior projeto de lavra e beneficiamento de ouro no país.

A mineradora submeteu seus estudos com a pretensão de instalar o empreendimento a aproximadamente 10 km de distância da barragem principal de Belo Monte e a 9,5 km da Terra Indígena Paquiçamba. Em 11 anos de exploração, o projeto da Belo Sun deve revirar 37,80 milhões de toneladas de minério.

Fonte: ISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário