terça-feira, 9 de julho de 2013

MARCO DE INAUGURAÇÃO DA TRANSAMAZÔNICA SERÁ RESTAURADO

À direita tronco da castanheira onde foi
descerrada a placa de inauguração
Altamira vai ser contemplada com a restauração do marco histórico e turístico de inauguração da Transamazônica conhecido como “Pau do Presidente". O pedido foi feito através do requerimento de nº 056/2013 de autoria do vereador João Roberto Mendes o “João do Biscoito” (DEM/PA)

Sob a alegação de que se faz necessário a sua solicitação por esse marco simbolizar a abertura da transamazônica e ter uma grande importância histórica e atualmente se encontra em um estado totalmente deteriorado, e que muitas vezes se ouve falar desse marco em reportagens e documentários nacionais e internacionais com sua recuperação o ponto será forte atrativo turístico e local ideal para a criação do portal de boas vindas da cidade, deixando uma receptiva visão para quem vem em destino à Altamira, ou quem passa pede município a outros destinos.

Vereador João Roberto Mendes
Por intermédio do Deputado Federal Lira Maia (DEM/PA) o requerimento foi encaminhado ao Diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que após manifestação da Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT, encaminhou memorando a Superintendência Regional do DNIT nos estados do Pará e Amapá, a fim de proceder a referida restauração do marco histórico.  


Médici inaugura Transamazônica
em 10 de outubro de 1970
No dia 10 de outubro de 1970 o Presidente Emílio Garrastazu Médici inaugurou, em Altamira, em plena selva, o marco que simbolizou o início das obras da Rodovia Transamazônica.

Médici descerrou uma placa de bronze pregada a um tronco de castanheira, onde se registrou: "Nesta margem do rio Xingu, em plena selva amazônica, o Sr. Presidente da República deu início à construção da Transamazônica, numa arrancada histórica pela conquista e colonização deste gigantesco mundo verde".

2 comentários:

  1. Boa iniciativa deste vereador. Temos que preservar nosso patrimônio e homenagear os pioneiros da Transamazônica e o Pau do Presidente é um deles. Parabéns ao Presidente Médici. No seu governo eu era feliz e não sabia. A segurança era bem melhor e não havia tanta corrupção como hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Amigos ja esta sendo reformado o Pau do presidente e terá 2 datas de Comemoração uma feita pelo quartel e outra pela Prefeitura na conclusão da reforma que sera provavelmente sera dia 9 de Outubro
    um grande abraço do vereador João do Biscoito -Altamira -Pará
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=566959230018202&set=a.529535080427284.1073741827.529528970427895&type=1&relevant_count=1

    ResponderExcluir