sexta-feira, 16 de março de 2012

ÁREA EM QUE MORREU DOROTHY STANG TEM NOVO FOCO DE CONFLITO

A disputa pela posse de um terreno entre uma empresa e 150 famílias sem-terra em Anapu, onde a missionária Dorothy Stang foi morta em 2005, produziu um novo foco de tensão na região.

A Justiça do Pará determinou, no início deste mês, reintegração de posse à agropecuária Santa Helena, que afirma ser dona da área, invadida em janeiro de 2011.

A área em litígio abrange os lotes 69, 71 e 73 da gleba Bacajá. Dorothy foi morta no lote 55 da mesma gleba.

Ambos os lados temem um confronto e trocam acusações. O advogado da empresa, Gerson Fernandes, diz que os funcionários têm sido ameaçados pelos sem-terra.

Segundo ele, a Santa Helena possui 9.000 hectares, dos quais cerca de 2.000 hectares foram ocupados.

Missionários da região afirmam que os sem-terra apenas se dedicam à agricultura familiar e que nem sequer possuem armas para fazer qualquer ameaça.

"A posse da área pela empresa é duvidosa. Queremos ganhar tempo para que possa ser feita uma análise cuidadosa do seu registro", disse a missionária Jane Dwyer, da congregação Notre Dame, a mesma de Dorothy.

A possibilidade de um novo confronto na área mobilizou a Ouvidoria Agrária Nacional, que pediu à Justiça o adiamento da reintegração. Ainda não houve resposta ao pedido e a data da reintegração continua incerta.

A área está em disputa desde setembro de 2009, quando houve uma primeira invasão, que se encerrou após reintegração de posse em maio de 2010. Informações da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário