sábado, 31 de março de 2012

POLICIA COMBATE TRAFICO DE DROGAS NA TRANSAMAZÔNICA E XINGU

Policiais civis e militares localizam 2 mil pés de maconha em Novo Repartimento

A Superintendência Regional da Polícia Civil do Lago de Tucurui divulgou nesta sexta-feira, 30, os resultados da operação policial que resultou na localização de uma plantação de maconha em Novo Repartimento, sudeste do Pará. Duas pessoas foram presas em flagrante.

Ao todo, cerca de dois mil pés de maconha foram apreendidos no local. A localização foi possível após denúncia anônima sobre a existência da erva em uma ilha a cerca de 10 quilômetros da primeira ponte da estrada vicinal que liga a sede do município até a localidade de Vila do Polo Pesqueiro. Para chegar à região, foi necessário preparar uma operação sob a coordenação do delegado Herbert Renan de Souza, titular da Superintendência, com equipe policial formada por policiais civis e militares. Participaram da operação o delegado Ricardo Oliveira do Rosário, investigadores Carlos Alberto Guimarães de Souza, Marcelino da Silva e Salomão da Silva, junto com o cabo J. Rodrigues, e soldados Santana e R. Ribeiro. A operação teve início na madrugada do último dia 27, quando os agentes deslocaram-se em duas etapas.
A primeira via terrestre em viaturas policiais e a outra em dois "cascos" (pequenas embarcações com motor de popa). No local indicado, por volta de 06:00 horas, os policiais encontraram um barraco de palha e no interior dele foi preso Alcides Alves Lira. Durante revista, foi encontrado um saco plástico com cerca de um quilo de maconha, uma motosserra, uma espingarda de calibre 12 e cinco cartuchos intactos de mesmo calibre. Alcides Alves Lira, em depoimento, alegou que estava apenas tomando conta da terra, que pertenceria a José Porto Pereira, conhecido na região por "José Draga". Após ser flagrado, o acusado indicou aos policiais o local onde estava a plantação da erva.
Os policiais encontraram no local em torno de 2 mil pés da erva. Uma amostra da droga foi apreendida para ser encaminhada à pericia. O resto da plantação foi incinerado no local devido as dificuldades de acesso e meio de transporte. Após refazer o trajeto de volta à zona urbana de Novo Repartimento, uma hora de navegação pelo lago da hidrelétrica de Tucurui e mais 20 minutos por estrada vicinal, os policiais seguiram até a casa de José Draga, localizada na Rua Moçambique, bairro Aparecida.

No entanto, ali o procurado não foi encontrado. O delegado Ricardo do Rosário vai representar pela prisão preventiva dele junto ao Poder Judiciário. Os policiais efetuaram uma revista na casa de Alcides, onde encontraram um saco de plástico com 135 gramas de maconha.

Por conta disso, Maria José dias de Souza, companheira de Alcides, a qual estava na casa, foi presa em flagrante e levada junto com o companheiro para a Delegacia. Além de tráfico de drogas, Alcides vai responder também por crime ambiental. A companheira dele foi autuada ainda por associação ao tráfico de drogas.

Preso em Uruará responsável pelo cultivo de plantação de maconha

Denúncias anônimas levaram a equipe policial de Uruará, sudoeste do Pará, a capturar um homem responsável em cultivar uma plantação de maconha na zona rural do município. Ilaelson Batista da Silva, 49 anos, de apelido "Barbudo", foi identificado após as localizações de três homens em uma casa próxima ao antigo cemitério da cidade.

Após a abordagem ao imóvel, os policiais apuraram que o cultivador da erva é Ilaelson da Silva que estava na casa, mas conseguiu fugir dali. No entanto, Ilaelson esqueceu o R.G. no local.

Assim, com o documento apreendido, os policiais conseguiram identificá-lo. Com base na informação, ele teve a prisão solicitada ao juiz Vinícius de Amorim Pedrassoli, da Comarca de Uruará.

A ordem foi concedida de imediato ao delegado Godofredo Borges. Horas mais tarde, o acusado foi até a Delegacia acompanhado de um advogado para tentar recuperar o documento e acabou sendo preso.

Os outros três homens presos na casa tiveram as prisões relaxadas pelo juiz. "O plantador de maconha vinha sendo investigado há seis meses, pois, além de plantar, ele também vendia a droga", disse o delegado.

A ação policial contou com os investigadores Silvio Alex e Conde e escrivão Marcelo, sob comando do delegado Godofredo Borges, com o apoio da Polícia Militar. Ilaelson Batista da Silva está preso na Delegacia da Polícia de Uruará à disposição da Justiça.

Policias de Anapu apreende mais de mil pés de maconha

 

Em Anapu em uma parceria das policias civil e militar foram até uma plantação de 1000 pés de maconha, que já estava sendo investigado pelos policiais, a plantação foi localizada à 22km do perímetro urbano de Anapu e com a ajuda do helicóptero da PM os policiais conseguiram chegar ao local, um casal que estava no plantio negou ser dono do ilícito.
Quando a policia chegou ao local, Ismael foi surpreendido quando estava fazendo colheita da droga. Segundo a policia outros dois integrantes da quadrilha conhecidos como Neto e o Major ainda estão foragidos. O capitão da policia militar detalha a ação no travessão do Surubim.
O casal ficou preso em Altamira à disposição da justiça, se condenados eles podem pegar de 20 a 30 anos de prisão.Parte da droga foi apresentado na superintendência da policia civil em Altamira, e devem ser examinadas pelo centro de perícias Renato Chaves, a polícia trabalha agora para prender outros integrantes do bando.Por: Hiroko Singaki e Marcio Lopes.

Polícia Rodoviária federal apreende cerca de 10 kg de cocaína em Vitória do Xingu

 

Na madrugada de do dia 19/03 a polícia rodoviária federal conseguiu apreender cerca de 10 kg de cocaína em Vitória do Xingu, a droga estava em um fundo falso de uma mala.

De acordo com a polícia a apreensão aconteceu na altura do km 50 na comunidade Santo Antônio, em Belo Monte, município de Vitoria do Xingu.
Ao todo foram encontrados aproximadamente 10 kg de Cocaína, a droga estava no fundo desta mala,além da droga a polícia também encontrou cerca de R$236,00 em dinheiro.Todo material estava na bagagem de Adailton Fernandes de Castro que estava vindo de Itaituba em um ônibus. Adailton não queria gravar entrevista e negou as acusações.

Adailton Fernandes e a droga foram encaminhados para sede da delegacia de polícia federal em Altamira.

Por: Sidalécio Souza e Márcio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário