sexta-feira, 16 de março de 2012

VEREADORES DA REGIÃO VÃO CRIAR ASSOCIAÇÃO PARA ACOMPANHAR CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE


Vereadores de municípios da região sob influência da usina Hidrelétrica de Belo Monte se reuniram na quinta-feira, 15, com o Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu), para pedir apoio a uma maior participação do Poder Legislativo da região no processo de implantação da usina. Os vereadores informaram que vão criar uma associação de Câmaras Municipais para participarem de todos os fóruns de discussões sobre a usina e as ações socioambientais previstas para a região.

A reunião foi solicitada pelos vereadores, que relataram a preocupação com a pouca participação do Poder Legislativo dos municípios no processo de discussão de implantação de Belo Monte. “Nosso objetivo é inserir o Poder Legislativo no processo de discussão, pois estamos excluídos deste processo”, disse Neto Portugal, vereador do município de Brasil Novo. Segundo ele, os vereadores é que têm o contato mais direto com a população e podem dar uma grande contribuição para que Belo Monte possa atender os anseios da sociedade.

Para o vereador Adelson Baima, do município de Senador José Porfírio, as discussões em torno do projeto são feitas diretamente com o Poder Executivo e as Câmaras Municipais acabam ficando de fora do processo. “Nosso objetivo é garantir e assegurar nossa participação neste momento importante, para que possamos apresentar nossas demandas e somar na luta pelo desenvolvimento regional”, disse o vereador, acrescentando que um dos objetivos é que as Câmaras Municipais participem do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu.

Os parlamentares destacaram diversos problemas que afetam os municípios hoje e que foram intensificados ou causados pela construção de Belo Monte. As principais reclamações da população, segundo os vereadores, diz respeito á área da saúde, educação, infraestrutura e regularização fundiária. O aumento da demanda pelos serviços públicos foi uma preocupação demonstrada pelos vereadores, que querem contribuir apontando soluções para os problemas.

Maria de Fátima Rocha, vereadora pelo município de Brasil Novo, disse que a culpa pelos problemas que estão ocorrendo na região não são da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina de Belo Monte, mas da falta de preparo para o momento atual. “Faltou preparação por parte de governos passados e agora estamos aqui pedindo o apoio do FORT Xingu para que possamos também contribuir com soluções para os problemas da região”, disse a vereadora.O diretor de Relações Institucionais do FORT Xingu, Vilmar Soares, destacou a importância da participação do Poder Legislativo dos municípios no processo de discussão sobre Belo Monte, avaliando como positiva a iniciativa dos vereadores.

FORT Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário