sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CHOCOLATE DE MEDICILÂNDIA É DESTAQUE EM FESTIVAL INTERNACIONAL

Produtores de cooperativa da Transamazônica trazem produtos para o Festival do Chocolate e pretendem estender mercado

Quarenta e seis produtores de cacau do município de Medicilândia estão em Belém participando do I Festival Internacional do Chocolate e Flor Pará 2013, que foi aberto ontem e acontece até domingo, no Hangar – Centro de Feiras e Convenções da Amazônia. A intenção, segundo Márcia Oliveira, gestora do projeto setorial de Agronegócios na região do Xingu, do Sebrae no Pará – é divulgar os produtos da CacauWay, indústria de chocolate mantida pela Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica e que produz chocolates diversos, bombons com recheios variados, achocolatados, geleia, licor, entre outros itens.

Medicilândia é considerado o município com maior produção de cacau de todo o País. Com uma produção de 35 milhões de toneladas/ano, a cidade desponta o Pará como o segundo maior Estado produtor de cacau, só perdendo para a Bahia. O presidente da Coopatrans, Ademir Venturin, conhecido como Bel, diz que além de todos os funcionários da fábrica, estão em Belém metade dos sócios e, segundo ele, a intenção é participar dos cursos e oficinas promovidos pelo Festival. Produzindo 60 kg de chocolate por dia, a cooperativa mantém oito lojas da CacauWay em Medicilândia, Uruará, Placas, Brasil Novo, Altamira, Marabá e Cuiabá (MT) e está negociando abrir nova frente em Belém. “Temos uma experiência pequena, porém audaciosa no nível de inovação, participamos de Feiras passadas que nos deram retorno muito bom”, ressalta Bel.

A CacauWay produz tabletes com 30%, 60%, 65% e 70% de cacau com 16 variedades de recheios além da castanha do Pará caramelada e geleia produzida com mel do cacau. Outra inovação da Coopatrans é o artesanato feito com a folha da fruta e que é usado para embalar os chocolates prontos. O Festival do Chocolate é uma corealização do Sebrae e Sagri e acontece até domingo.

Agencia Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário