terça-feira, 24 de setembro de 2013

COMUNIDADE RURAL DE VITÓRIA DO XINGU GANHA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CONSTRUÍDA PELA NORTE ENERGIA

O município de Vitória do Xingu, conta com mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) construída pela Norte Energia, para atendimento a comunidade rural Cobra Choca. Com a inauguração no dia 18/09, a cidade conta agora com seis (06) unidades em pleno funcionamento, totalizando mais de 20 mil atendimentos por mês. A construção das unidades de básicas é uma das ações previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA) da usina hidrelétrica Belo Monte. 
Localizada a 45 km da sede do município, a comunidade Cobra Choca tem cerca de 320 famílias, em sua maioria, produtores rurais que procuram atendimento em comunidades vizinhas ou em Vitória do Xingu. De acordo com o secretário de saúde do município, Murilo Sousa, a inauguração da UBS marcou o início dos atendimentos na unidade, “Em um município extenso como o nosso, aonde em algumas comunidades os moradores chegam a viajar mais de 10 horas em busca de atendimento, uma unidade em cada comunidade é essencial para garantir uma saúde de qualidade a essas pessoas”, declarou.
A Unidade Básica de Saúde do Cobra Choca tem capacidade para realizar até quatro mil atendimentos por mês e conta com uma estrutura física que inclui consultórios médicos e odontológicos, salas de enfermagem, epidemiologia e imunização, recepção, cozinha, lavanderia, depósito e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD). Conforto e qualidade em saúde mais perto para quem vive longe dos grandes centros.
Diferencial Uma das principais características das unidades construídas nas comunidades rurais é a presença de consultórios odontológicos completos, com estrutura para pequenas cirurgias, permitindo que comunidades distantes da sede do município e escolas rurais possam contar com esse atendimento a saúde bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário