segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PACIENTE DE TUCURUÍ RECEBE PRIMEIRO TRANSPLANTE DE FÍGADO REALIZADO NO PARÁ

Cirurgião Paulo Soares (centro) coordenador da equipe de
transplante do HPD, informou que no Pará existem pelo
menos 100 pacientes que precisam passar pela cirurgia.
Foi realizado, na madrugada de sábado, 28, no Hospital Porto Dias (HPD), o primeiro transplante de fígado do estado do Pará e Região Norte, um momento histórico para a medicina paraense, que até então só realizava transplante de córnea e rim. O beneficiado foi um jovem de 20 anos, morador de Tucuruí, que sofria com doença hepática crônica desde 2007 e recebeu o órgão de um jovem de 22 anos, vítima de acidente de motocicleta do município de Santarém.

A doação aconteceu coincidentemente no dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Nesse mesmo dia, uma equipe de cirurgiões de Belém embarcou rumo a Santarém para captar o órgão, que chegou à capital paraense no início da madrugada de sábado direto para a sala de cirurgia, onde o paciente receptor já aguardava para recebê-lo.

O cirurgião e coordenador da equipe que fez o transplante, Paulo Soares, informou que há oito anos a equipe médica vinha se preparando para esse momento. E relatou que a cirurgia teve duração de dez horas, contando com a participação de cinco cirurgiões, um intensivista e um hepatologista - na verdade uma equipe multidisciplinar - totalizando 12 pessoas. “O paciente está evoluindo satisfatoriamente, mas as primeiras horas após o transplante são fundamentais para evitar complicações, por isso ele permanece o tempo todo monitorado”, explicou o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário