segunda-feira, 2 de setembro de 2013

MORADORES DE ALTAMIRA PROTESTAM CONTRA AS CONSTANTES QUEDAS DE ENERGIA

Na manhã de sexta-feira (30), moradores de Altamira  voltaram às ruas para reclamar das frequentes quedas de energia. Centenas de  pessoas caminharam em marcha pelas principais avenidas em direção à sede das Centrais Elétricas do Pará

Os manifestantes saíram da região central da cidade até chegar à Celpa (Centrais Elétricas do Pará). Ocuparam a sede da empresa e entregaram uma carta de reivindicação. O documento pede por investimentos nas redes de transmissão e distribuição, ampliação do quadro de funcionários da companhia, redução nas tarifas e pagamento das indenizações pelos danos causados aos usuários pela falta de energia.

A população atribui as quedas de energia à sobrecarga na demanda, causada pelo aumento de habitantes na cidade, por conta da construção da UHE de Belo Monte. A prefeitura estima que Altamira já recebeu mais de 50 mil pessoas desde o início da obra em 2011.

“Perdi quase tudo, meu prejuízo mês passado foi de dois mil reais, eu não aguento mais, não posso matar uma vaca pra comer porque não sei se terei energia para ligar o freezer, eu não aguento mais”, desabafa a produtora rural Francisca Gomes. Teresinha. Ela perdeu toda a produção de polpa de fruta depois de ficar 13 dias sem luz por conta da queda de um transmissor.

A marcha de protesto foi liderada por estudantes que reclamavam das frequentes dispensas de aula falta de energia. Erissa Melissa, 14 anos, usou o bom humor para falar de assunto sério. O cartaz que carregava dizia: “Nossa Senhora da Luz, proteja-nos contra Belo Monte”. A estudante diz ter sido dispensada por mais de duas vezes na semana passada por falta de energia no colégio em que estuda.

Fonte: ISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário