terça-feira, 24 de setembro de 2013

LINHÃO DO TRAMOESTE ESTÁ ABSOLETO, APAGÕES PODEM DURAR ATÉ 2016

O linhão de Tramoeste, que abaste com energia elétrica, municípios do Oeste do Pará não suporta mais transmitir os 230 KV necessários para abastecer a região. A informação foi dada pelo diretor financeiro da Celpa, Mauro Chaves, na quinta-feira, 19, durante reunião na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, O encontro que deveria tomar ares de acareação não contou com a presença de representante das Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte), que não enviou representante.

Segundo Mauro Chaves o problema dos constantes apagões no Oeste não está associado à geração de energia firme, mas à transmissão. “O linhão de Tramoeste foi construído na década de 80 e desde 2011 começou a apresentar problemas na linha de transmissão para o Oeste. O problema foi agravado desde o ano passado com o início das obras da hidrelétrica de Belo Monte em Altamira, que demanda grande quantidade de energia”, explicou.

Mauro disse ainda que a Celpa já havia alertado a Eletronorte sobre o problema em 2011, mas que a empresa respondeu de forma negativa para o investimento necessário as obras de reforço no linhão do Tramoeste. Ele apresentou documentos comprovando a resposta negativa da Eletronorte. “No entanto, somente agora com o agravamento do problema e que o Governo Federal decidiu pelo início do leilão para as obras”, disse.

O leilão deve ser aberto nos próximos dias, no entanto depois de iniciadas as obras só devem ficar prontas em 2016.

O diretor da Celpa disse ainda que uma medida paliativa deve ser tomada até o final do ano com a construção de uma termoelétrica na região. “No entanto, a instalação das máquinas dura em média 12 meses. A solução seria a Eletronorte tentar encontrar uma usina montada em outra estado que tenha interesse em vendê-la”, sugeriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário