terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CELPA PODERÁ IMPLANTAR PROJETO DE CONTA DE LUZ PRÉ-PAGA EM PORTO DE MOZ


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deu autorização para que a Celpa (Centrais Elétricas do Pará) implante um projeto piloto de cobrança de conta de luz pré-paga em 11 comunidades do Pará.

O projeto será executado em localidades da reserva extrativista "Verde para Sempre", no município de Porto de Moz, onde 220 unidades consumidoras serão atendidas por meio de miniusinas de geração fotovoltaica.

Com a nova modalidade, o consumidor poderá optar pelo pagamento prévio do serviço, a exemplo do que já ocorre com a telefonia móvel. O medidor informará por meio de avisos sonoros e luminosos quando os créditos estiverem próximo a se esgotarem. O consumidor também poderá comprar créditos gradualmente, de acordo com suas necessidades.

A Celpa deverá viabilizar a venda de crédito de energia na sede do município de Porto de Moz ou nas próprias localidades.

A regulamentação da modalidade de pré-pagamento de energia no país está sendo analisada pela Aneel. Segundo a agência reguladora, essa modalidade poderá proporcionar ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário