segunda-feira, 14 de maio de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE CONSTRUÇÃO DO PORTO PARA AS OBRAS DE BELO MONTE

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (SEMA) realizou na quarta (9), em Vitória do Xingu, uma audiência pública para discutir a construção do Porto de Belo Monte, como parte integrante da Usina Hidrelétrica Belo Monte, de responsabilidade da Norte Energia S.A.

Cerca de 500 moradores que vivem nas proximidades da área escolhida para edificação do porto, na Vila Belo Monte, compareceram ao evento. A audiência foi presidida pelo titular da SEMA, José Alberto Colares. “Nós tínhamos que avaliar a impressão que a comunidade tinha da obra. Após este evento nós temos condições de seguir com o projeto sem nenhum problema”, declarou Colares.

Projetado para dar suporte à construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, o porto será responsável pelo embarque de máquinas e equipamentos pesados com capacidade para até 1.130.000 toneladas de cimento, 200.000 toneladas de aço e 3.000 equipamentos. Com uma área de 69.557,80 m², o porto terá capacidade para receber cinco balsas/dia e contará com infraestrutura para desembarque simultâneo de até duas balsas. “O porto é imprescindível para Belo Monte, sem ele, teremos contratempos e atrasos constantes. Isso sem falar dos aspectos impactantes para as cidades que ainda hoje recebem esse volume de equipamentos e movimentação de grandes máquinas”, declarou Nilton Goulart, engenheiro do Consórcio Construtor Belo Monte, durante a apresentação do projeto estruturante do porto. O CCBM será o responsável pela construção do Porto Belo Monte.

Para o representante da Norte Energia no evento, engenheiro Alexandre Vasconcelos, a audiência foi positiva e esclarecedora. “Acho que a comunidade teve a possibilidade de se informar sobre a obra, saber os benefícios e se esclarecer sobre o porto, que é uma obra acessória da Usina Belo Monte”, avaliou.

Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário